TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patologia clinica

Por:   •  19/5/2015  •  Tese  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: Patologia

NOME

RA

Lesões Celulares

Anhanguera Educacional

2015

Curso De enfermagem

Infarto Agudo Do Miocárdio

Ensaio Acadêmico apresentado para a disciplina de Patologia à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto Desenvolvimento, sob orientação da professora Eliana Mara Oliveira Lippe.

                                    Anhanguera Educacional

2015

                                     Infarto Agudo Do Miocárdio

Introdução

O Infarto agudo do Miocárdio (IAM) vem sendo uma das primeiras causas de óbito no Brasil. O termo Infarto Agudo Do Miocárdio significa a necrose de uma região do músculo cardíaco em virtude da oclusão de uma artéria coronariana ou de um de seus ramos responsáveis pela irrigação do coração. Para chegar ao diagnóstico de IAM devemos ter a base do quadro clinico do paciente, elevação dos marcadores bioquímicos e no mais determinante para diagnostico do IAM o eletrocardiograma.
       

 Os sintomas mais comuns de IAM e a dor no peito, em aperto, espalhando para o braço esquerdo, acompanhada de sudorese, náusea e palidez cutânea.  Pode estar associada ainda a vômitos, suor frio, fraqueza Intensa, palpitações, falta de ar, sensação de ansiedade, fadiga, sonolência e tontura ou vertigem.

Sendo assim, se faz de grande importância um atendimento, prognóstico e tratamento com agilidade e eficácia para alcançar uma eficiência no atendimento ao paciente com IAM. O objetivo deste trabalho e destacar conceitos básicos para a enfermagem sobre a fisiopatologia, diagnóstica e tratamento do infarto agudo do miocárdio.

Desenvolvimento

Com base no caso clinico de um paciente do sexo masculino, 33 anos, histórico familiar que favorece o IAM, hipertenso, fumante, colesterol, glicemia, enzimas todos elevados e o ECG apresenta desnível do segmento ST ou o bloqueio agudo de ramo esquerdo, e alterações difusas da repolarização com necrose ocorrendo deflexão negativa inicial do complexo QRS indicado a presença de IAM.

Lesão tecidual localizada e uma das artérias coronárias também se encontram no exame de ECG do paciente.  

[pic 2]

Os valores de plasma sanguíneo e lipoproteínas do paciente estão elevados, pois valores limites indicados são:

Colesterol LDL abaixo de 100 mg/dl

Colesterol HDL acima de 60 mg/dl

Colesterol total abaixo de 200 mg/dl

Triglicerídeos abaixo de 150 mg/dl

Níveis elevados de colesterol pode levar o paciente a ter problemas com doenças coronarianas. Tais como Aterosclerose onde ocorre o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura e colesterol causado assim o IAM.                                                         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com