TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre o Mercado de Produtos Veganos

Por:   •  7/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 5

Há pouco tempo que se ouve falar de veganismo, algo novo e pouco conhecido pela população em geral. Com ajuda das redes sociais, o movimento, ou estilo de vida, tem ganhado cada vez mais destaque, e um crescimento cada vez maior. Segundo uma pesquisa do IBOPE Inteligência ( Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística ) de 2018, cerca de 14% da população já se declara vegana. Em comparação com 2012, o aumento é de 75%.

O movimento vegan, ou vegano, surgiu em 1944, na Inglaterra, e foi criado por Donald Watson (1910-2005). Ele vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade brasileira. Derivação do vegetarianismo, ele defende o direito dos animais e busca uma vida mais sustentável, abolindo o consumo de qualquer subproduto animal (incluindo carne, leite, ovos etc.). Veganismo então, não é uma dieta ou abstenção de alimentos de origem animal, e sim um conjunto de práticas focadas nos Direitos dos Animais.

O mercado de produtos vegano tem se mostrado promissor. A estimativa é que o crescimento seja de 40% ao ano no país. A população tem se mostrado mais interessada em consumir produtos veganos, atraindo novo público, e facilitando a busca de adeptos a novos produtos, um incentivo ao mercado em atender a esse público, dando espaço a novas criações e possibilidades. Com um nicho de mercado interessante, que diferente do vegetarianismo, que se baseia no consumo de alimentos de origem vegetal, ele engloba diversos segmentos como, roupas, cosméticos, joias, artigos de limpeza entre muitos outros.

O mercado de cosméticos naturais, orgânicos, veganos e sustentáveis no Brasil, apesar de ainda pouco expressivo, tem um potencial de crescimento surpreendente. Segundo relatório da Grand View Research o mercado global orgânico de cuidados pessoais deverá atingir US$ 25,11 bilhões até 2025. Um estudo recente da Kantar Worldpanel, mostra que mais de 50% dos consumidores preferem produtos naturais, sem sulfato ou não poluentes.

Para se desenvolver um produto vegano, uma série de cuidados e medidas devem ser tomadas, pois esses artigos englobam um público que possui princípios e valores que devem ser respeitados durante todo o processo de produção desse produto, tais como, produtos de origem animal não podem estar presentes na composição do produto, fornecedores devem comprovar a origem de suas matérias-primas , não testar produtos em animais, entre muitas outras.

Em relação ao desenvolvimento de um produto cosmético vegano natural, diferentes tipos de desafios o são encontrados, como o uso de ingredientes. Substâncias como Corantes sintéticos, polietilenoglicóis (PEGs), quaternários de amônio, derivados de petróleo, entre outros, são ingredientes cujo uso em produtos naturais é proibido pelos principais órgãos certificadores, por exemplo, pelo Cosmos, pela Natrue e pelo IBD.4. A conservação microbiológica é outro fator, pois conservantes sintéticos usados tradicionalmente no mercado de cosméticos, como fenoxietanol (Phenoxyethanol), DMDM hidantoína (DMDM Hydantoin), entre outros, também são proibidas, sendo uma solução viável para conservação desse tipo de produto, o uso de, por exemplo, ácido benzoico (Benzoic acid), ácido deidroacético (Dehydroacetic acid) e álcool benzílico (Benzyl alcohol).

Outros grandes desafios são os, custos, visto que os custos das matérias-primas de origem natural normalmente são maiores que os das sintéticas, podendo elevar um aumento de 50% ou mais no custo de fabricação, e a performance, pois a restrição de ingredientes limita as opções de matérias-primas existentes no mercado e, assim, a eficácia dos produtos finais pode ser prejudicada.

Outro segmento que vem crescendo , são os de produtos de limpeza veganos, visto que os produtos de limpeza tradicionais apresentam efeitos nocivos à saúde, devido algumas substâncias que os compõem. Existem marcas conhecidas e certificadas no mercado, como a Biowash, umas das pioneiras em desenvolver produtos de limpeza naturais e 100% biodegradáveis, a BIOZ Green e a Positiv.A, e possuem linhas completas de produtos de higiene e limpeza, como detergentes, multiuso, lava roupas, flanela, sacos de lixo etc.

Assim como os cosméticos, as formulações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com