TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluiçao atmosferica America Latina

Por:   •  28/10/2015  •  Seminário  •  2.002 Palavras (9 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Na América Latina e Caribe (ALC), pelo menos 100 milhões de pessoas estão expostas à poluição do ar, afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os grupos mais vulneráveis aos efeitos nocivos da qualidade do ar incluem as crianças, os idosos, as pessoas com saúde deficiente, e pessoas de classes socioeconômicas mais baixas. O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP) tem destacado a poluição do ar como uma das suas principais áreas de foco estratégico para combater causas de morte e de doença globalmente. A OMS afirmou em um comunicado de imprensa em 2011, que "Em  2008, a mortalidade estimada atribuível a poluição do ar em cidades eleva-se a 1,34 milhões de mortes prematuras”. Da mesma forma, um relatório da organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que aguarda com expectativa o ano de 2050 para estimar o impacto sobre o meio ambiente se o mundo não adotar políticas verdes mais ambiciosos afirma: "A poluição do ar é definida para se tornar a principal causa de mortalidade prematura, ultrapassando água suja e falta de saneamento", com "o número de prematuros, mortes causadas por exposição a partículas em suspensão (MP), projetado para mais do dobro em todo o mundo, a partir de pouco mais de 1 milhão de hoje para quase 3,6 milhões por ano em 2050 ". Dentro de seu repositório de dados, a OMS fornece acesso a bases de dados sobre temas prioritários de saúde, incluindo mortalidade e carga de doenças.

A má qualidade do ar afeta negativamente o desenvolvimento social e econômico, impactando a competitividade econômica de um país. A falta de saúde resultantes da poluição do ar custa bilhões de dólares por ano em custos médicos e perda de produtividade. Existe avaliação de impactos da poluição nos países da ALC, como a Bolívia, Guatemala, Equador, Peru e El Salvador, o Banco Mundial estima que a porção da economia afetada por estas emissões representa até 2% do Produto Interno Bruto (PIB). Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais é o alvo que incorpora a Resolução 66/288, adotada em 11 de setembro, 2012 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, intitulado "O Futuro que Queremos" (ONU, 2012). Esta resolução compromete-se a promover o desenvolvimento sustentável de políticas que apoiam "um ambiente de vida seguro e saudável para todos’’, que inclui "a qualidade do ar saudável", entre outras ações. Durante as duas últimas décadas, foram feitos esforços importantes para reduzir a poluição do ar em várias áreas urbanas da América Latina. No entanto, a poluição do ar continua um problema na América Latina, nas crescentes áreas urbanas, centros e está se tornando um problema nas cidades emergentes. A poluição do ar em ambientes urbanos é principalmente um resultado da queima de combustíveis fósseis e as fontes principais são o transporte, a geração de eletricidade, as indústrias e o uso de combustível doméstico para aquecimento/ arrefecimento.

Níveis elevados de partículas finas no ar emitidas pelos veículos, indústrias e geração de energia estão associados com aumento na mortalidade devido a doenças cardiopulmonares, infecções respiratórias agudas e câncer. Os poluentes atmosféricos também emergiram nos últimos anos como os principais contribuintes para mudanças climáticas.

Os aumentos atuais e as taxas de gases do efeito estufa na América Latina e cidades do Caribe confirmam que há uma necessidade crítica, voltada para o futuro, de medidas abrangentes para melhorar a qualidade do ar, proteger a saúde pública e o bem-estar, e minimizar riscos associados às alterações climáticas a nível local, nacional e global, e por esta razão monitoramento, revisão, análise e comunicação da qualidade do ar é essencial para melhorar a qualidade do ar na América Latina, através do reforço do risco de percepção, motivação e mensuração de resultados.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA REGIÃO

HISTÓRICO

As atividades humanas têm sido sempre poluição ambiental inerentes, mas não foi até o final do século XX que começou a prestar atenção devido ao aumento da freqüência e gravidade dos incidentes de poluição no mundo inteiro, além disso, há cada vez mais evidências de seus efeitos adversos sobre o ambiente e a saúde.

Antes de fazer uma avaliação dos antecedentes históricos da poluição do ar é importante para defini-lo. Uma definição proposta é a seguinte: "Você poderia definir a poluição do ar e da presença na atmosfera exterior de um ou mais poluentes ou suas combinações, em tais quantidades e com essa duração que são ou podem afetar a vida humana, animais, de plantas ou propriedades que interferem com o gozo da vida, a propriedade ou o exercício de atividades" (WARK; KENNETH; WARNER, 1990). Em poluição do ar da Colômbia é definido da seguinte forma" é o fenômeno da acumulação ou concentração de poluentes no ar" (Ministério do Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Territorial, 2008).

O interesse em poluição do ar na América Latina e no Caribe começou nos anos cinquenta, quando as universidades e os ministérios da saúde fizeram as primeiras medições da poluição atmosférica. Em 1965, o Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde - OPAS pediu para estabelecer programas de investigação sobre a água e poluição do ar, e para colaborar com os Governos membros no desenvolvimento de políticas de controle adequados. Quando a OPAS iniciou o seu programa regional, nenhum país estava ciente da magnitude de seus problemas de poluição do ar. 

Na Colômbia, podem ser identificados como casos graves de poluição do ar apresentados no vale de Sogamoso e Valle delCauca. Para o Vale do Sogamoso, em 2000, havia em funcionamento 720 fornos de cerâmica, onde foram produzidos tijolos e telhas; estes fornos, chamados de fogo adormecido, que operam com carvão e eles não tinham filtro, através do qual os gases e outros poluentes da combustão de carvão foram para a atmosfera. Naquele ano, por ordem da Corporação Autônoma Regional de Boyacá - Corpoboyacá - eles foram fechados 200 dos 720 fornos de cerâmica que estavam nos limites da cidade de Sogamoso. No entanto, 408 ainda estão em operação no setor rural, que utilizam coque como combustível. Embora não haja nenhum estudo que prova que a poluição ambiental é responsável por doenças pulmonares em Sogamoso, as autoridades da cidade que estão preocupados que a principal causa de morte é o câncer de pulmão; em 2005, 42 pessoas da doença (Rodriguez, 2006) morreu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (112 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com