TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prata

Projeto de pesquisa: Prata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução...................................................................................................04

2. Origem e principais características .............................................................05

3. Características Físico/Químicas..................................................................06

4. Conclusão...................................................................................................07

5. Referências Bibliográficas..........................................................................08

Introdução

A prata acompanha o homem desde a antiguidade, foi o primeiro objeto de troca em forma de moeda. Era símbolo de riqueza e poder e tinha o dobro do valor de outros metais como o ouro. Torno-se mais abundante ,ficando menos valiosa que o ouro. Estudos indicam que o homem começou a separar a prata por volta de 3000 a C.

Considerado um metal nobre é um elemento químico de símbolo Ag e de numero atômico igual a 47, (47 prótons e 47 elétrons). Suas características elétricas o classificam como um excelente condutor, dentre os metais a prata e que mais conduz eletricidade, superando ótimos condutores como o cobre e o ouro.

Esse elemento é bastante conhecido por ser utilizado na fabricação de jóias e utensílios de luxo, também é um metal de transição externa de alto potencial redutivo, ou seja, é muito difícil e oxidar, por isso tem grande utilização em procedimentos que não podem sofrer corrosão ou ferrugem.

2. Origem e Principais Características

Na natureza a Prata é encontrada no estado puro, em formações rochosas, quase sempre bruta, sendo que praticamente toda sua impureza é proveniente do próprio cobre e do chumbo, essa fração não chega a 5% da sua massa total. Para a extração desses elementos compostos de prata, são utilizados soluções acidas de enxofre, nitrogênio (como acido nítrico) e ciano (acido cianídrico).

As principais jazidas são encontradas no México, Estados Unidos Principalmente em (Nevada), peru, Canadá e Bolívia. Para a obtenção da prata, as jazidas de prata nativa não são muito importantes, uma vez que esta se obtém como subproduto da obtenção e purificação de outros metais, como o cobre, níquel e chumbo.

A prata é utilizada principalmente para a produção de jóia, objetos de luxo como louças, talheres, ligas de aparelhos eletrônicos, como ligas odontológicas, soldas, explosivos (fulminato), chuvas artificiais (iodeto), óptica (cloreto), fotografia (nitrato), germicida, objetos ornamentais e em ligas com cobres e também na industria aeroespacial.

A prata, devido as suas características elétricas, químicas e mecânicas é usada em forma pura ou de liga, cada vez mais em partes condutoras de eletricidade, aonde um a oxidação viria a criar problemas mais sérios. Esse metal não reage com ar úmido ou oxigênio seco, mas é oxidado superficialmente por ozônio úmido. Tem cor cinza (prateada) inclusive quando em pó. Não tem clivagem. Sua dureza é baixa (2,5 a 3,0) e a densidade, alta (10,50), mas muito inferior à do ouro. Ocorre em filões. Possui intenso brilho metálico, que enfraquece se o ar contiver enxofre, o que geralmente ocorre nas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com