TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao da vodka

Por:   •  17/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A vodka é uma das bebidas mais consumidas no mundo, ela é a primeira bebida obtida pela destilação do produto da fermentação de cereais ou tubérculos ricos em açúcar e amido. Este destilado depois é diluído em água até atingir a concentração desejada. O seu processo de fabricação é um processo que começou há séculos atrás, e é bem complexo.

Neste trabalho, será abordado sobre toda a história da bebida, dando um foco maior para o país de maior produção desta, a Rússia, e também, à história dela no Brasil. Este, também,  retrata sobre as etapas de produção da vodka, contendo cada processo da indústria, explicando seus funcionamentos e a parte química destes. Por último, sobre os efeitos que a vodka, em geral, o próprio álcool, pode causar ao organismo, como os efeitos que a bebida causa em nosso comportamento quando ingerida, e em longo prazo, os efeitos do uso contínuo. Ressaltando, assim, a importância de saber maneirar no consumo, além de alertar o quão perigoso é ao ser juntado ao volante.

2 HISTÓRIA DA VODKA

Não se sabe ao certo onde foi iniciada a real produção da vodka, mas de qualquer forma, sabe-se que foi inventada no oriente, e depois trazida para o ocidente. É provável que diversas civilizações, de diferentes lugares, tenham descoberto a destilação do produto da fermentação do cereal de formas diferentes e talvez, ao mesmo tempo.

Um dos primeiros resquícios de descoberta do processo de destilação foi dos chineses, que possuíam conhecimento sobre a fermentação, há mais de dois mil anos atrás, que sem ter muito conhecimento, talvez por uma coincidência, ferveram tal produto, obtendo um destilado.

Em outras civilizações, a descoberta, no geral, tenha sido um mero acidente.

Acredita-se que os próprios russos descobriram o método de produção através do desenvolvimento das técnicas de produção de bebidas alcoólicas, no século 14 e 15, como a fermentação natural de sucos de frutas, seivas de árvores e mel, e a fermentação de cereais depois de aquecidos. Potes contendo fermentados de mel ou mosto de cerveja eram aquecidos, e durante o aquecimento, o álcool que entrava rapidamente em processo de ebulição, condensava e pingava em tinas colocadas em baixo dos potes. Este álcool, porém, não era puro, e também havia muito desperdício, além do processo ser muito lento. Por isso o método dos potes, utilizado no século XV, não se desenvolveu.

Mais tarde, os ancestrais da vodka trouxeram a bebida até Rússia, foram estes, genoveses em seu caminho à Lituânia. Eles já tinham um pequeno conhecimento sobre o assunto, e quando eles passaram por Moscou se sentiram lisonjeados ao serem recebidos com a hospitalidade do governador da cidade, e então, estes o apresentou a bebida que chamavam de aqua vitae, ou seja, água da vida. Mas na época, estes não se interessaram tanto no tal suco destilado e fermentado, pois na época era mais comum cerveja ou hidromel, um destilado da mistura água e mel, de fácil produção, e muito disponível. Mais tarde, os estrangeiros teriam voltado à cidade e a bebida, desta vez, fez um maior sucesso. Pois o mel, principal bebida da época, havia se tornado escasso, e assim, passaram a ver os cereais como a matéria-prima mais barata. Mas como a bebida era muito forte, eles passaram a diluí-la com água. Formando, assim, o início da indústria da vodka na Rússia, sendo favorecidos pela grande quantidade de plantação de grãos na região.

De qualquer forma, pode-se afirmar que até o século XV, a vodka ainda não havia sido inventada na Rússia, pois o processo de destilação ainda não era conhecido. Porém, sabe-se que no início do século XVI a destilação de cereais para obtenção do álcool já havia sido totalmente implantada na Rússia. No mesmo século, a vodka passou a ser exportada da Rússia para outros lugares.

Durante o feudalismo russo, em pleno século 20, a vodka se popularizou muito na região, onde a obtenção do álcool era feita a partir de qualquer coisa que pudesse fermentar.

Por ser considerado um produto não muito agradável ao paladar, era adicionada a outros ingredientes, e até hoje temos este hábito, de fazer drinks e misturas.

Moscou, foi a principal cidade a iniciar a produção da vodka, por ser o primeiro estado centralizado da Rússia, possuía condições sociais, econômicas, políticas e, principalmente, tecnológicas para tanto. Também, o estado possuía um dos melhores cereais conhecidos da época, pois possuía agricultura desenvolvida, mosteiros equipados para produção, população estabelecida, e já produzia cereais para exportação.

O processo evoluiu gradualmente ao decorrer dos anos, sendo este, fortemente influenciado por fatores sócio-econômicos. Nessa época, os impostos sobre as bebidas já correspondiam a um terço de todos os valores que entravam nos cofres públicos Além de despertar muito interesse comercial, o valor da bebida pronta ultrapassava em dezenas de vezes os custos das matérias-primas e produção. Também, pelo fato de o produto não estragar, não havia problemas de armazenagem. Estes fatores fizeram com que o produto se tornasse alvo de taxação e monopólio estatal.

Na época, tempo dos Czares (imperadores russos), a bebida era muito requisitada principalmente nos seus impiedosos invernos. E foi então que Czar Nicolau II declarou que a produção de vodka, juntamente com a de sal, seria monopólio do estado, mais ou menos quando Pyotr Smirnov (depois reconhecido pelo mundo todo por criar a marca Smirnoff) levantou uma tremenda quantidade de dinheiro nos cofres industriais.

A bebida era vendida na época em “tabernas do Czar”, estabelecimentos comerciais estatais que a fizeram ser vendida em larga escala. Tal local, vendo do ponto de vista social, criou uma nova camada social: pobres urbanos alcoólatras. Devido a estes fatos, e ao status legal da bebida (monopólio), foi necessária a produção de uma bebida com a mais alta qualidade possível, assim impedindo falsificações e garantindo o prestígio do Estado com relação ao produto. A vodka russa teve um papel fundamental sobre o desenvolvimento do país, por ser um dos primeiros produtos indústrias fabricados na Rússia medieval. Provocou um imenso impacto social e econômico muito assimilado pelas massas não só na Rússia.

A produção de vodka na Rússia foi totalmente proibida no princípio da Primeira Guerra Mundial, mas em 1924 retomaram a produção em uma tentativa de neutralizar o mercado negro que havia se estabelecido na época, porém, apenas era permitida a venda de bebidas alcoólicas leves, com teor alcoólico de até 20%. Em 1936, foi liberada novamente a venda, aumentando muito o consumo, apresentando um problema social, elevados índices de embriaguez. A solução foi dada aumentando o preço das bebidas.

3 HISTÓRIA DA VODKA NO BRASIL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com