TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Do Hidrogênio

Tese: Produção Do Hidrogênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

A produção de hidrogênio pode ocorrer de duas formas: em grande e em pequena quantidade. Quando se trata de uma grande produção, esta é realizada em fábricas especializadas e, de certa forma, beneficia a economia, mas para isso a fabrica deve ser instalada em uma região próxima a uma grande quantidade de água. Processos de obtenção de hidrogênio a partir da biomassa e do carvão só ocorrem em larga escala. Já a produção em pequena escala pode ser feita no próprio local de consumo, o que acarreta na redução de problemas relacionados a transporte e energia, por exemplo, já que pode ser obtida a partir da eletricidade, energia solar, etc., porém eleva-se o custo do processo, já que são necessárias várias unidades produtoras de hidrogênio, aumentando-se, também, custos relacionados à manutenção das mesmas. Quando transportado a distâncias superiores a 1600 km, o hidrogênio deve estar sob forma líquida, em caminhões, barcos e vagões, sempre refrigerados e sem troca de calor com o meio externo.

A infraestrutura baseia-se em alguns pontos como a produção, que pode ser em pequena ou grande escala, a forma de armazenamento e o transporte, que dependerão da quantidade produzida, além de estações de abastecimento e equipamentos conversores de hidrogênio combustível em energia para edifícios, veículos, dentre outros.

Uma porcentagem esmagadora da produção de hidrogênio (83%) é realizada de forma descentralizada no local em que vai ser consumido; isso evita um alto custo e a ineficiência do transporte de energia. Os demais 17% são distribuídos em garrafas, tanques e pipelines, que são redes de tubagens capazes de permitir a circulação de hidrogênio na forma gasosa desde onde ocorre a produção, até os locais de consumo. Os pipelines não podem possuir pequenas aberturas, tampouco soldas mal feitas, pois isso acarretaria na perda de gás. Algumas precauções podem ser tomadas para minimizar este risco, como misturar o hidrogênio a outro gás ou então usar cimento comprimido, plásticos ou camadas de aço para evitar a corrosão.

Quando comparado com o gás natural, o volume de hidrogênio necessário para fornecer mesma quantidade de energia deve ser três vezes maior, sob mesmas condições, devido às diferenças relacionadas à densidade energética entre ambos.

Nos Estados Unidos, a NASA é a maior consumidora de hidrogênio como forma de combustível, porém o país só é capaz de produzir 2% da quantidade necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com