TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de alumínio

Seminário: Produção de alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 4

1.0 - Obtenção do alumínio

A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado nos principais grupos de climas: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical, e efetua-se em três etapas: mineração refinaria e redução.

O processo químico denominado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Neste processo, a bauxita é dissolvida em soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, sendo o pó branco de alumina pura enviado à Redução para obtenção de alumínio, através de eletrólise, processo conhecido como Hall-Héroult.

A abordagem por processo é uma forma de contextualizar as ações da indústria do alumínio com foco na gestão ambiental, caracterizada pelo manejo eficiente dos recursos naturais e pela responsabilidade frente às gerações futuras.

Nessa linha, a gestão ambiental do processo de mineração de bauxita é a primeira etapa da cadeia e do compromisso da indústria do alumínio com o desenvolvimento sustentável

1.1- Mineração

Na primeira etapa da mineração da bauxita ocorre a remoção planejada da vegetação e do solo orgânico. Após a retirada das camadas superficiais do solo (argilas e lateritas), a bauxita fica exposta e seu beneficiamento consiste na britagem para redução de tamanho e na lavagem do minério com água para reduzir, quando necessário, o teor de sílica contida na parcela mais fina.

Depois de mineradas, as áreas exploradas passam por um processo de reabilitação. A camada estéril é retirada durante a lavra e os rejeitos do beneficiamento de bauxita são utilizados para recomposição do solo, obedecendo aos contornos topográficos originais.

Planejamento

Os processos de exploração das jazidas de bauxita utilizados na atualidade são planejados de modo a racionalizar a operação de lavra e criar condições para o replantio de espécies nativas e reflorestamento da área minerada. Na indústria internacional do alumínio, 95% das empresas mineradoras possuem planos de reabilitação das minas exploradas.

As empresas dedicadas à mineração de bauxita no Brasil, atuam de forma responsável no uso de recursos naturais, ao adotar processos compatíveis com a preservação do meio ambiente na exploração das jazidas, e ao reabilitar as áreas mineradas, vencendo desafios como o da restauração de importantes ecossistemas.

Nos últimos três anos, 60% das áreas mineradas de bauxita no Brasil foram reabilitadas e devolvidas ao seu uso original de floresta nativa e, em alguns casos, recuperadas para outros fins.

Para assegurar a biodiversidade, são mantidos pelas empresas viveiros próprios de produção de mudas. Na revegetação do solo são utilizadas mais de 100 espécies, das quais 48% são nativas.

1.2Processos do refinamento do alumínio

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada. O procedimento mais utilizado é o Bayer. Esta é primeira etapa até se chegar ao alumínio metálico

●Dissolução da alumina em soda caustica;

●Filtração da alumina para separar o material sólido;

●O filtrado é concentrado para a cristalização da alumina;

●Os cristais são secados e calcinados para eliminar a água;

●O pó branco da alumina pura é enviado a redução;

●Na redução, ocorre o processo conhecido como Hall Héroult, por meio da eletrólise, para a obtenção do alumínio

As principais fases da produção de alumina, desde a entrada do minério até a saída do produto final são: moagem, digestão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com