TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades da matéria

Por:   •  6/11/2015  •  Resenha  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

Fundamentos em Química - Aula 2

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

É importantíssimo descrever as características de uma matéria para poder estudá-la e classificá-la.

A matéria apresenta propriedades gerais, específicas e funcionais (que serão estudadas para cada tipo de substância).

PROPRIEDADES GERAIS: são as propriedades que toda matéria possui.

  1. Massa: é a quantidade de matéria de um corpo. Ex.: 1 Kg de gesso, 250 g de queijo, etc. A massa pode ser medida numa balança.
  2. Inércia: É a propriedade segundo a qual um corpo tende a permanecer na situação em que está, resistindo à variação de seu estado – seja em repouso, seja em movimento – até que uma força atue sobre ele. Ex: A bola tende a permanecer parada até que alguém chute. Após o chute, a bola tende a permanecer em movimento, parando quando sofre a ação da força de atrito do solo.
  3. Divisibilidade: É a propriedade segundo qual a matéria pode ser dividida em porções menores. Ex: o almofariz utilizado em laboratório para triturar sólidos.
  4. Extensão: é a propriedade da matéria em ocupar lugar no espaço. Corresponde ao volume ocupado pelo corpo. Utilizamos vários produtos comercializados em unidades de medida de volume – como litros e mililitros. Ex: Garrafa, copo etc.
  5. Impenetrabilidade: Dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.
  6. Compressibilidade: A matéria pode ser comprimida, sofrendo redução do seu volume se aplicarmos sobre ela uma força, ou seja, exercermos pressão sobre ela. Ex: Injeção.

PROPRIEDADES ESPECÍFICAS: São propriedades que permitem identificar uma determinada espécie de matéria. Dentre as propriedades específicas, podemos citar:

– Propriedades organolépticas: são propriedades capazes de impressionar os nossos sentidos, como a cor, que impressiona a visão, o sabor, que impressiona o paladar, o odor que impressiona o nosso olfato e a fase de agregação da matéria (sólido, líquido, gasoso, pastoso, pó), que impressiona o tato. Ex.: água pura (incolor, insípida, inodora, líquida em temperatura ambiente), barra de ferro (brilho metálico, sólido).

Aula 2: 22/05/14

– Propriedades químicas: reações químicas. responsáveis pelos tipos de transformação que cada matéria é capaz de sofrer. Relacionam-se à maneira de reagir de cada substância. Algumas destas propriedades são os diferentes graus de oxidação dos metais, a capacidade de queima de certas substâncias (combustíveis), a hidrólise, etc. Ex.: oxidação do ferro, combustão do etanol (álcool da cana).

– Propriedades físicas: são certos valores encontrados experimentalmente para o comportamento de cada tipo de matéria quando submetidas a determinadas condições. Essas condições não alteram a constituição da matéria, por mais diversas que sejam. As principais propriedades físicas da matéria são: ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, solubilidade.

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

1 – Estado Sólido: as substâncias apresentam formas definidas e seu volume não varia de forma considerável com variações de temperatura e pressão.

As partículas que constituem o sólido encontram-se ligadas uma às outras de modo que não podem movimentar-se livremente.

2 – Estado Líquido: as partículas que constituem o estado líquido não estão unidas fortemente, por isso elas se deslocam mais, adaptando-se à forma do recipiente que as contém, mas estas forças de atração entre as partículas são suficientemente fortes para que não ocorra variação no volume e as partículas dificilmente podem ser comprimidas.

3 – Estado Gasoso: as substâncias apresentam densidade menor que a dos sólidos e líquidos, ocupam todo o volume do recipiente que as contém, podem expandir-se indefinidamente e são comprimidas com grande facilidade. Este comportamento pode ser explicado pelas forças de atração entre as partículas muito fracas as quais possuem, portanto, alta mobilidade.

Mudanças de Estado

[pic 1]

Mudanças de estado físico:

Fusão: passagem do estado sólido para o líquido.

Solidificação: passagem do estado líquido para o sólido.

Ponto de Fusão: é a temperatura constante na qual um sólido se transforma num líquido. Ex: água 0°C; oxigênio -218,7°C; fósforo branco 44,1°C. Ponto de fusão normal: é a temperatura na qual a substância passa da fase líquida à fase gasosa, sob pressão de 1 atm. Ponto de fusão = ponto de solidificação.

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode ocorrer de três formas: evaporação, calefação e ebulição.

Condensação: é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. A condensação de um gás para o estado líquido é denominada de liquefação.

Ponto de Ebulição: é a temperatura constante na qual um líquido passa para o estado gasoso. Ex: água 100°C; oxigênio -182,8°C; fósforo branco 280°C. Ponto de ebulição normal: é a temperatura na qual a substância passa da fase líquida à fase gasosa, sob pressão de 1 atm. Ponto de ebulição = ponto de condensação.

Sublimação: é passagem do estado sólido diretamente para o estado gasoso.

DENSIDADE: É a relação entre massa (em gramas) de uma amostra de matéria e o volume (geralmente em cm3) ocupado por esta amostra.

[pic 2]

Quando dizemos que um material é mais denso que o outro, significa que, comparando-se volumes iguais de ambos, o mais denso é o que possui maior massa.

[pic 3]

Para líquidos, lembre-se de que 1 cm³ equivale a 1 mL:

Álcool – d= 0,8 g/cm³          em cada 1mL de álcool tem massa de 0,8g.

O mercúrio é o metal líquido que apresenta densidade bastante elevada – Cada litro de mercúrio metálico tem massa de 13,5 kg.

SOLUBILIDADE: é capacidade que um material (soluto) possui de espalhar uniformemente (se dissolver) num outro material (solvente).

Todo material que se dissolve é chamada de SOLUTO.

Toda material que dissolve outro material é chamado de SOLVENTE.

O material formado pela interação do soluto e do solvente é chamado de SOLUÇÃO. Toda mistura homogênea é considerada uma solução, pode ser formada por um ou mais soluto e um solvente.

A água é denominada solvente universal, pois é capaz de dissolver a maioria das substâncias ou solutos.

Uma substância é insolúvel quando não pode ser dissolvida, e é solúvel quando pode ser dissolvida.

A solução pode ser diluída, quando apresentar pouco soluto em relação ao solvente, ou concentrada, quando apresenta uma quantidade maior de soluto em relação à de solvente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (87.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com