TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades do álcool

Artigo: Propriedades do álcool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/7/2014  •  Artigo  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

ÁLCOOIS

Os alcoóis são compostos que apresentam grupos hidroxila ligados a átomos de carbono

saturados. Um álcool pode se classificar como primário, secundário ou terciário, de acordo com o tipo de átomo de carbono que está ligado o grupo de hidroxila. Eles estão entre os compostos orgânicos mais volúveis da natureza, não apenas utilizado como matérias-primas, mas frequentemente também como solventes.

Nomenclatura

A nomenclatura padrão dos alcoóis segue as mesmas regras estabelecidas para os hidrocarbonetos, diferenciando-se apenas na terminação.

Propriedades do álcool

Os alcoóis não se diferenciam muito dos hidrocarbonetos e dos haletos de alquila. Além da química dos alcoóis serem mais rica e complexa, as propriedades físicas também são diferentes. Verificando os pontos de fusão e ebulição de alcoóis, alcanos e haletos de alquila com a quantidade de carbonos iguais na cadeia, pode-se observar que os alcoóis têm temperaturas de fusão e ebulição mais elevadas.

Por exemplo, o 1-propanol com MM=60, o butano com MM=58 e o cloroetano com MM=65 possuem massas molares semelhantes, no entanto, a temperatura de ebulição do 1-propanol é de 97 ºC, se comparado com -0,5 ºC para o alcano e 12,5ºC para o cloroalcano.

Força intermolecular: As moléculas dos álcoois atraem-se umas às outras por meio de ligações de hidrogênio (H²): esta é força intermolecular mais intensa que existe na natureza.

As interações entre os átomos de hidrogênio e os átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio, que são elementos fortemente eletronegativos são chamadas de ligação de hidrogenio. No caso dos álcoois, o hidrogênio se liga ao oxigênio.

Polaridade: Os álcoois tem uma parte da molécula polar (Hidroxila) e outra parte apolar (a cadeia carbônica). Tendem a ser polares, as moléculas que possuem poucos átomos de carbono na cadeia. De acordo com aumento da cadeia carbônica, ela tende a ser apolar. Além disso, os poliálcoois são mais polares que os monoálcoois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com