TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades físico-químicas do alumínio

Resenha: Propriedades físico-químicas do alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Resenha  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

A obtenção do alumínio é feita a partir da extração do mineral bauxita (em forma de rocha, que contêm cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio). Terceiro mineral mais presente na crosta terrestre, a bauxita, uma mistura mineral, com óxidos e hidróxidos de alumínio, é indispensável para a produção do alumínio.

Utiliza o alumínio nos meios de transporte como elementos estruturais em aviões, automóveis, blindagens; em embalagens como papel de alumínio, latas; na construção civil em janelas, portas, grades; em bens de uso como utensílios de cozinha, ferramentas e outros; em transmissão elétrica etc.

Propriedades Físico Químicas do Alumínio

O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branco - prateado e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 (grupo do boro).O alumínio é uma das espécies mais reativas que se conhece. A temperaturas elevadas, cerca dos 180ºC, reage com a água, produzindo hidróxido de alumínio (Al(OH)3) e hidrogênio (H2), e com outros óxidos metálicos, produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio (Al2O3). Outra característica importante deste metal é a sua excelente resistência à corrosão.

As propriedades físicas são as propriedades que se relacionam com as transformações físicas, transformações em que não alteramos a constituição da substância. A substância continua sendo a mesma; não há formação de novas substâncias. As propriedades químicas – São as propriedades que se relacionam com as transformações, existindo a formação de novas substâncias a partir daquilo que existia inicialmente. Algumas propriedades - como temperatura, ponto de fusão e densidade — não dependem da quantidade de amostra analisada. Essas propriedades, chamadas propriedades intensivas, são particularmente úteis na química porque muitas podem ser usadas para identificar substâncias. As propriedades extensivas das substâncias dependem da quantidade de amostra e incluem medidas de massa e volume. Elas estão relacionadas com a quantidade de substância presente.

ETAPA 2

O aço pode ser substituído pelo alumínio. Além de ser resistente e durável o alumínio é dois terço mais leve que o aço.

O alumínio pode ser reciclado infinitamente, enquanto que o aço após algumas reciclagens não pode mais ser reaproveitado.

A reciclagem do alumínio permite uma grande economia de matéria prima e de energia elétrica.

1- Que produtos podem ser obtidos a partir da bauxita?

Hidróxido de alumínio, sulfato de alumínio, zeólitas, cloreto de alumínio, Óxidos de alumínio, alumínio metálico, carboxilatos de alumínio, organometálicos de alumínio, alcóxidos de alumínio, e anidro.

2- Escrever o nome das substâncias inorgânicas que aparecem no esquema e classificá-las em ácidos, bases, sais ou óxidos.

As bases, assim como os ácidos, podem ainda ser classificadas como fortes e fracas. Bases fortes sãoaquelas que se dissolvem mais facilmente em água, gerando uma maior quantidade de íons OHdissociados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com