TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUÍMICA BÁSICA E EXPERIMENTAL - UCS

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.753 Visualizações

Página 1 de 3

1. Considere as informações: I. O naftaleno é um sólido branco insolúvel em água.

II. O cloreto de sódio é um sólido branco, principal componente do produto comercializado como sal de cozinha.

Descreva um procedimento para separar uma mistura de naftaleno e cloreto de sódio.

R: O meio seria adicionar água à mistura de naftaleno e cloreto de sódio, assim o naftaleno não iria se dissolver em H2O e então seria possível retira-lo com um filtro. O cloreto de sódio é solúvel em água. Após a retirada do naftaleno, só restaria o cloreto de sódio dissolvido em água, através de um processo de desidratação seria possível “recuperar” o cloreto de sódio.

2. Baseado em que Rutherford concluiu que a maior parte do átomo é vazia? Explique.

R: Baseado no experimento da lâmina de ouro.

O experimento consistia em bombardear uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa (carga positiva) emitida através de uma amostra de polônio.

Com esse experimento, Rutherford concluiu que a maioria das partículas alfa atravessa a lamina, ou seja, o átomo não era maciço como achavam Thomson e Dalton. Para que a maioria das partículas atravessasse a lamina, não poderia haver nada à sua frente. Com isso, Rutherford concluiu que o átomo é, em grande parte, vazio.

3. Três frascos não rotulados contêm: água, benzina e acetona, todos líquidos incolores. Recebendo a recomendação de não cheirar os líquidos, um estudante, a fim de descobrir o conteúdo de cada frasco, chamando-os de líquidos A, B e C. Verificou-se que: a) A e B são combustíveis;        b) A e C são miscíveis;    c) B e C não são miscíveis. Quais são os líquidos A, B e C. Justifique sua resposta.

R: A – Acetona;         B – Benzina;                 C – Água;

  1. Acetona (A) e Benzina (B) são combustíveis. b) Acetona (A) e Água (C) são miscíveis, pois ambas são polares. c) Água (C) e Benzina (B) não se misturam, pois a benzina é um hidrocarboneto (que é apolar).

4. Um químico tem em seu laboratório três sólidos brancos A,B e C, de odor desagradável, que ele sabe tratar-se dos ácidos hexanóico, pentanóico e butanóico, porém não sabe qual é qual. Para identificá-los, determinou as solubilidades em água que aparecem na tabela. Identifique A, B e C. Justifique sua resposta.

[pic 1]

R: A - Ácido Butanóico;         B – Ácido Pentanóico;         C – Ácido Hexanóico.

O ácido butanóico (C4H8O2) é mais solúvel em H2O do que o ácido Pentanóico (C5H10O2), que por sua vez é mais solúvel do que o ácido hexanóico (C6H12O2).

A diferença de solubilidade se deve a proporção entre a parte apolar (a parte do hidrocarboneto) e a parte polar (OH; O).

5. Considere os seguintes dados:

HC CH(OH) CH         PE=82,4°C         HO CH2 CH2OH         PE=198,0°C.

Explique a diferença observada nos pontos de ebulição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com