TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões Sobre os Elementos do Grupo S

Por:   •  2/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 3

1) Descreva e interprete os resultados obtidos nos testes realizados no laboratório. Utilize reações químicas sempre que necessário.

R: Parte 1: Podemos concluir com essa primeira parte do experimento que a reatividade dos sais do grupo 1 causa efervescência e em alguns a liberação de gás. Já na solubilidade dos sais de magnésio, cálcio, bário e estrôncio, concluímos que todos são solúveis em água, porém nenhum dos sais é solúvel em etanol. Na hidrolise dos sais dos metais alcalinos, percebemos que o carbonato sofre a hidrolise e altera sua cor para vermelho, já os demais não ocorreu a mudança de cor.

Parte 2: Em suma percebesse que os elementos do grupo 2 são bastante reativos frente a água. Já na reação com NaOH percebemos que todas as soluções precipitam na reação com uma base forte, no caso do Al(OH)3 ele dissolve com a adição de uma base forte (NaOH). Aqui, o hidróxido de alumínio atua como um ácido de Lewis em relação à base de Lewis OH-.

Já na parte de caráter ácido/base concluímos que nem todos os sais reagem sobre uma temperatura elevada. No aquecimento da fita de magnésio notamos como a própria reage rapidamente com O2 sobe alta temperatura.

2) Como varia a solubilidade dos sais de elementos dos Grupos 1 e 2?

R: A solubilidade da maioria dos sais diminui com o aumento do número atômico. A solubilidade depende da energia reticular do sólido e da energia de hidratação dos íons. maiores que a dos correspondentes compostos do grupo 1, devido ao aumento da carga. A energia reticular diminui com o aumento do metal.

3) Por que nem todos os elementos metálicos são utilizados em reações com ácido?

R: Os metais chamados de não nobres, isto é, aqueles que aparecem na fila de reatividade dos metais à esquerda do H, reagem com substâncias de caráter ácido. Isso ocorre porque são mais reativos que o hidrogênio e, assim, deslocam o hidrogênio dos ácidos, formando o cátion H+ ou H3O+.

4) Qual a relação do caráter ácido/base com o efeito da temperatura sobre seus sais?

R: Há uma relação de variação na escola de pH pois ela varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC (ambiente). Se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.

5) Com base nos resultados do item 2.4.1. ordene os elementos do grupo 2 dos vários modos a seguir descritos:

a) Reatividade crescente do elemento em relação a NaOH

R: AlCl3: 1 gota de NaOH + 30 gotas para dissolver o precipitado

CaCl2: 1 gota de NaOH

SrCl2: 2 gotas de NaOH

MgCl2: 2 gotas de NaOH

BaCl2: 3 gotas de NaOH

b) Solubilidade crescente dos hidróxidos em água (justifique com base em valores de Kps)

R: Mg(OH)2: 5,61×10-12

Ca(OH)2(s): 5,02×10-6

c) Reatividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com