TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica Titulação

Relatório de pesquisa: Quimica Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2014  •  Relatório de pesquisa  •  968 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

1 – INTRODUÇÃO

Uma solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias moleculares ou iônicas. As dispersões que possuem as partículas do soluto com um diâmetro inferior a 10 Å são denominadas soluções. Quando o diâmetro encontra-se entre 10 e 1000 Å, temos compostos denominados de dispersão coloidal. Como exemplo, podemos citar: gelatina, goma, dispersões de proteínas, fumaça, entre outros. Já para as partículas de soluto com diâmetro superior a 100 Å, definimos como dispersões grosseiras. Temos como exemplo o leite de magnésia.

Percebe-se também que as partículas do soluto permanecem juntas ao solvente mesmo após a ação de ultracentrífugas, nem são separadas por ultrafoltragem e não são vistas através de microscópios. Para as dispersões coloidais é possível separar, reter e visualizar e no caso das dispersões grosseiras é possível obter os resultados mencionados acimas utilizando aparelhagem simples.

Em relação à quantidade de soluto, podemos classificar as soluções como insaturadas, saturadas ou supersaturadas. Vale lembrar que a solubilidade de um soluto é a quantidade máxima da substância que pode ser dispersa em uma determinada quantidade de solvente à uma dada temperatura.

Devido às inúmeras aplicabilidades e utilizações das soluções, é também é importante ter conhecimento da concentração das mesmas. Uma maneira muito prática e fácil de se chegar ao valor da concentração é por meio da titulação que é um método bastante aplicado em diversas áreas.

A titulometria é um método de análise quantitativa com o qual é possível alcançar o valor da concentração de uma solução. Essa dosagem só é possível com a utilização de outra solução de concentração conhecida (padrão). Esta é uma prática realizada em laboratório e pode ser realizada de diversas maneiras.

2 – OBJETIVO

2.1 – OBJETIVOS GERAIS

Esta prática teve como objetivo o preparo de solução e posterior padronização com o auxílio da titulometria.

2.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Preparo de solução ácida e básica

 Padronizar soluções ácidas e básicas utilizando a técnica de titulação

 Determinar a concentração das soluções preparadas

 Aprender a manipular corretamente os equipamentos durante as práticas

3 – PARTE EXPERIMENTAL

3.1 – MATERIAIS E REAGENTES

 Béquer

 Bastão de vidro

 Balão volumétrico

 Pipeta volumétrica

 Pipeta graduada

 Vidro de relógio

 Bureta

 Erlenmeyer

 Suporte universal

 NaOH sólido

 HCl concentrado

 Água destilada

 Solução de fenolftaleína 1%

 Solução de NaOH 0,1 mol\L

 Solução de HCl 0,1 mol\L

3.2 MEDIDAS INSTRUMENTAIS

 PARTE 1:

_ PREPARAÇÃO DA SOLUÇÃO DE NaOH 0,1 mol\L

Calcular a massa de NaOH necessária para preparar 100 mL de uma solução de concentração 1 mol\L. Pesar a quantidade calculada de NaOH, em balança analítica, utilizando um vidro de relógio. Transferir as pastilhas de NaOH para um béquer de 100 mL, com auxílio de um bastão de vidro. Lavar o vidro de relógio cuidadosamente com água destilada. Dissolver o sólido utilizando um bastão de vidro. Transferir a solução do béquer para um balão volumétrico de 100 mL. Agitar de depois transferir a solução para um frasco plástico.

_ PREPARO DA SOLUÇÃO DE NaOH 0,1 mol\L

Calcular o volume de NaOh 1 mol\L necessário para preparar 250 ml de uma solução de NaOH 0,1 mol\L. A partir do volume calculado, preparar a solução de NaOH 0,1 mol\L. Guardar em vaso plástico.

_ PREPARO DA SOLUÇÃO DE HCl 1 mol\L

Calcular o volume necessário de ácido clorídrico concentrado para preparar 100 mL de uma solução de HCl 1 mol\L. Na capela, transferir o volume de HCl concentrado diretamente para o balão de 100 mL contendo um pouco de água destilada. Avolumar o Balão com água destilada agitando-o a fim de homogeneizar a solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com