TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica geral

Tese: Quimica geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  5.201 Palavras (21 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 21

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL -

Profa Jandyra Pires

FUNDAMENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

O ensino da química geral aproximado da sua prática pode auxiliar o aluno a efetuar abstrações que facilitam o entendimento do conteúdo, bem como representar uma fonte de estímulos. Sabe-se que a melhor forma de aprendizado é aquela em que o aluno recebe o conhecimento através de todos os seus sentidos, e que esta forma de ensino é estimulante e com grande facilidade, movimenta o vinculo sensível do aluno com a beleza que se encontra em todos os processos inteligentes que sustentam a Natureza.

Por outro lado, é bem conhecido – e por muitos nós que já experimentamos a universidade na qualidade de alunos (e independe de a universidade ser pública ou privada) - as desilusões e decepções que vão aos poucos se instalando no universitário ao perceber que está recebendo conteúdos que não consegue vincular à aplicação direta em sua área de estudo, bem como a dificuldade em dominar os conhecimentos que recebe por lhe faltar oportunidade para leva-lo à prática e comprovar por si mesmo a verdade dos fenômenos que estuda.

Na qualidade de professores, verificamos diariamente o estímulo que a aula prática representa para os nossos alunos, quando conseguem aprender, por exemplo, a manusear e aplicar uma ferramenta que a prática oferece para a comprovação das teorias que há décadas vem estudando, porem sem a oportunidade da comprovação. Sabemos o quanto isto pode influenciar na decisão do aluno em seguir determinada carreira e muitas vezes, abraçar para si a universidade em que estuda.

São muitas as linhas pedagógicas que ressaltam a importância da utilização de todos os sentidos no processo da aprendizagem. Audição, visão, tato, olfato. Sabemos que a aula prática aciona todos eles. Sabemos também que todas as formas de expressar o que se aprendeu são os grandes pontos de apoio com que o discente conta para fixar e “APREENDER” aquilo que entendeu, na condição de um conhecimento sobre o qual já tem domínio. Por esta razão, incluímos ao final de cada prática, 1 tempo de atividade que chamamos “conversação”, onde os alunos terão a oportunidade de “falar” sobre seu aprendizado.

Desta forma, estamos encaminhando sugestões de aulas práticas simples, seguras e com material de baixo custo, que podem ser desenvolvidas no laboratório D302, uma vez que este se encontra em boas condições de segurança para os alunos, possuindo vidraria adequada e disponibilidade de alguns reagentes e aparelhos que podem ser aproveitados para esta atividade.

O presente projeto apresenta um formato ideal de trabalho, sendo que é passível de sofrer adaptações sugeridas pelo corpo docente da disciplina, em função das limitações ou possibilidades de ampliação da carga horária.

Sugerimos que sejam determinadas 4 aulas práticas por semestre, onde 2 tempos serão direcionados à montagem do experimento e 1 tempo será dedicado à atividade “conversação” e elaboração de um relatório que poderá ser incluído no processo de avaliação, como pontos a serem incluídos nas respectivas P1 e P2. Cada aula prática poderia valer 0,5 ou 1 pontos, onde as práticas 1 e 2 seriam incluídas em P1 e as práticas 3 e 4 seriam incluídas em P2.

Segue abaixo a sugestão de temas e respectivos roteiros:

⦁ Prática 1 - segurança em laboratório de química, materiais de laboratório e preparo e diluição de soluções;

⦁ Prática 2 - Tipos de misturas. Processos de separação e sua aplicação aos mecanismos de purificação da água (de rios e lagos e esgoto doméstico). Densidade. Construção de um densímetro e cálculo da densidade de uma barra de metal.

⦁ Prática 3 - Focalização microscópica e observação da reação de hidratação do cimento. Observação de uma reação exergônica.

⦁ Prática 4 - Observação de um processo de corrosão.

Imagens de alunos do 1º período do curso de engenharia, em realização de trabalho extra classe pela disciplina de química geral em novembro de 2012 com intuito de estimulá-los e criar um ambiente propício ao desenvolvimento do interesse no estudo em equipe. Local: laboratório D302 da Universidade Veiga de Almeida.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO DE ENGENHARIA

ROTEIROS DAS

AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL

(sugestões iniciais)

Profa Jandyra Pires

- Rio de Janeiro, julho de 2012 -

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS.

Elabore um relatório para cada aula prática, ao final da aula. Os relatórios devem ser elaborados conforme a ordem abaixo:

A primeira página deverá conter o título da experiência, nome dos alunos da equipe em ordem alfabética, curso e semestre.

Para cada experiência deve-se seguir o esquema abaixo:

I) Fundamentos teóricos;

II) Material e Métodos;

III) Resultados observados;

IV) Discussão e interpretação dos resultados;

V) Conclusão;

VI) Bibliografia.

Fundamentos Teóricos: Esta pare é dedicada a consultas bibliográficas expondo dados existentes na literatura especializada, que fundamentem melhor o assunto a ser tratado na parte experimental.

Materiais e Métodos: Relaciona-se aqui o material utilizado, incluindo drogas e vidrarias. A respeito dos reagentes, é importante citar sua concentração e os cálculos necessários para cada concentração.

O método deve ser descrito e o aluno não deve limitar-se copiar o procedimento do roteiro, mas sim detalhá-lo melhor, descrevendo, e até ilustrando, quando possível, cada etapa do experimento.

Resultados Observados: Neste item, é preciso anotar cuidadosamente todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com