TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica organica

Por:   •  25/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Química

  1. Descreva sucintamente todas as etapas.

Inseriu-se cada substância em forma líquida (Água destilada, Quinino e a mistura do Acetato de Etila com a Clorofila gerada da maceração de uma folha totalmente verde) no béquer e observou-se a coloração gerada separadamente através da radiação ultravioleta (neste caso representada pela lâmpada com luz negra) e obteve-se como resultado:

Aplicação da luz negra

Água Destilada

Água Tônica (Quinino)

Mistura

(Clorofila + Acetato de Etila)

Antes

Transparente

Transparente amarelado

Verde

Depois

Transparente

Azul neon

Vermelho neon

Depois deste feito, adicionou-se a mistura de Acetato de Etila com Clorofila ao béquer, onde continha o Quinino (Água Tônica), e permaneceu uma mistura heterogenia de duas fases com o Quinino na parte inferior; fez-se o experimento com luz negra em três ângulos e observou-se:

Luz exposta ao béquer

Mistura: Quinino + Acetato de Etila e Clorofila

Por baixo

A parte inferior, onde esteva o Quinino, absorveu mais radiação e, portanto, sobressaiu o azul sobre o Acetato. Houve uma linha vermelha na divisão da mistura e a parte superior permaneceu verde.

Ao lado

Azul neon na parte inferior (Quinino), uma linha vermelha na parte da divisão da mistura exposta à luz e verde na parte sobreposta.

Por cima

Ocorreu o azul com menor intensidade no Quinino, a parte superior e lateral ficou vermelha e a parte superior com contato com o béquer, verde.

A partir da observação, conclui-se que cada substância possui uma característica específica que determina o quanto ela irá absorver e emitir a faixa de comprimento da onda e percebe-se através da coloração gerada por cada substância submetida à radiação ultravioleta (luz negra neste caso).

  1. Faça a modelagem molecular do Acetato de Etila (fórmula estrutural) no software gratuito ACD ChemSketch.

[pic 1]

  1. A partir dos resultados:
  1. Indique o comprimento de onda de absorção do Quinino e da Clorofila-α.

Quinino: Entre 250 e 350 nm

Clorofila-α: Entre 465 e 665 nm.

  1. Indique o comprimento de onda de emissão do Quinino e da Clorofila-α.

Quinino: Entre 450 e 490 nm

Clorofila-α: Entre 673 e 726 nm.

  1. Explique, com suas próprias palavras, os fenômenos de fluorescência e de fosforescência.

Fluorescência: Uma substância que apresenta fluorescência, absorve energia da luz fornecida por determinada fonte e emite radiação visível, porém, quando o fornecimento de energia acaba, a emissão da radiação para imediatamente.

Fosforescência: Uma substância que apresenta fosforescência, da mesma forma que uma substância que apresenta fluorescência, emite radiação visível porque absorve energia da luz fornecida por determinada fonte. Entretanto, nesse caso, mesmo depois que o fornecimento de energia parou, a substância fosforescente continua por algum tempo emitindo luz visível. Esse tempo pode variar desde frações de segundos até dias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (611.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com