TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quimica quantica hermeneutica

Por:   •  6/6/2015  •  Resenha  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo do livro "Negritude Usos e Sentidos"

Aluno: Caio Gonzalez Moura

Turma:901

1 - Introdução

        Sem todo o contexto histórico da escravização e a colonização dos povos negros da África, a negritude, esse assunto que é muito estudado e nao tendo nenhum resultado, nem existiria. Interpretada ora como formação mitológica, ora como movimento ideológico. Essas varias interpretações está relacionada à evolução do mundo negro no tempo e no espaço.

        1. Esboço das condições históricas que provocaram o surgimento da negritude. Buscada no contexto da escravidão colonial, visando inferiorizar os negros. Pelas diferenças entre os brancos e negros, tentou-se explicar as culturas e concluir-se uma diminuição intelectual e moral dos negros.

        2. Descrição da tentativa de assimilação dos valores culturais dos brancos pelos negros. O negro que entra em uma escola do colonizador vai tomando pouco a pouco o conhecimento de sua inferioridade forjada pelo branco. Isso afeta seu pisicologico. Então o negro se convence de que o único jeito dele ser aceito na sociedade curando sua inferioridade seria a assimilaçao das culturas do branco. Isso é conhecido como embranquecimento cultural.

        3. Explicação dos motivos que levaram o negro a nao aceitar o embranquecimento cultural e voltar as suas raízes. As línguas ocidentais foram bem assimiladas e aprendidas pelos negros intelectuais alem de terem acesso as faculdades européias. Com isso os negros esperavam ter os mesmos tratamentos que a própria raça branca. Mas na sociedade eles nao deixaram de ser negros e assim inferiores. O negro intelectual entao tem uma solução de negar o embranquecimento cultural e aceitar a sua herança e sua origem e entao deixaria de ser inferior. Essa volta à sua origem é chamada de negritude. A negritude é a resposta de negro ao racismo.

        4. Comentario das diferentes acepcoes da negritude como conceito e dos rumos tomados como movimento. A negritude desempenhou seu papel e estendeu-se como libertacao para todos os negro, ainda vitimas do racismo.

        5. Criticas. Uns acham que ela é inutil e outros acreditam que ela é a extensao da linguagem racista branca. O conceito da negritude assumiu a inferioridade do negro forjada pelo branco.

2 – Condicoes Historicas

      Os primeiros europeus desembarcaram na costa africana no seculo XV, então a organizacao dos estados africanos estava evoluindo muito. No mesmo seculo a América foi descoberta e a valorizacão das terras e a mao de obra barata aumentou. A europa era muito mais forte de arsenal do que a africa entao a africa estava sem defesa. Com esses minimo de gastos com mao de obra o trafico de escravos tornou-se parte da economia antes da Revolucao Industrial. A ignorancia da origem dos negros e as diferencas culturais fez com que as duas racas se confontrem, com isso e as necessidades de exploracao do negro faz com que o europeu desmoralize totalmente o negro.

      O negro então se torna o sinonimo de ser primitivo e faz com que o negro perca a confianca e duvida de sua raca e acaba aceitando a sua inferioridade sobre o branco, esse contexto chama-se negritude.

Caracteristicas:

      A situacão colonial esta dividida em dois campos antagonistas e desiguais a sociedade colonial e a sociedade colonizada. A situacao colonial africana, a dominacao é imposta por um povo distinto que sao os europeus que é supostamente uma etnia superior a da africa. Onde à confronto entre duas etnias que não se misturam.

Sociedade Colonial:

      A sociedade colonial é composta pelo pais colonizador, os europeus de raca branca, sua administracao da colonia é dividida em organizar lucros e beneficios que ganham em cima da colonia que é denominado de pilhagem da sociedade dominada. Os brancos nao-europeus que sao asiaticos nao tem o mesmo poder que os europeus mas dedicam-se a atividades comerciais intermediaria. Esse grupo teme a tomada dos que estao sendo explorados entao procuram formas de os intimidar ultilizando a força bruta e preconceitos raciais.

Sociedade Colonizada:

      Essa sociedade abringe os autóctones, que sao chamdos de nativos ou indígenas pelos colonizadores. Embora superior numericamente nao tem nenhum tipo de liderança sobre os europeus, muito pelo contrário. Seus territorios foram divididos de acordo com o jeito dos colonizadores sem nenhum tipo de regra, entao muitos povos foram divididos no meio. Alem das divisoes arbritárias os nativos sofreram muito com atitudes de seus chefes tais como humilhação e desorganização das instituições sócio-religiosas.

Discursos Pseudojustificativos:

      A colônia, como sociedade dividida em duas partes vive em uma situação de violência, porque as duas sociedades que a constituem dependem da força bruta, usam praticamente a lei do mais forte entre dominante/dominado. a unica diferença entre o colonizador e o colonizado é tratada de superior e inferior. A dominaçao colonial da Africa resultou na expansão de dois imperialismos: o do mercado a propriando-se da terra, da mao de obra barata e dos recursos e o dos colonizados qua são os negros inferiores. A primeira justificativa surge através da missao colonizadora que tem como objetivo tirar os negros desse estado de inferioridade. Entao a tentativa foi de torna-los civilizados, assim uma vez civilizados seriam assimilados aos europeus considerando os negros superiores como os brancos. Acrescentaram ao discurso legalizador da missao civilizadora de reduzir o nnumero de negros. No seculo XV muitos colonizadores portugueses desembarcaram na costa da africa e viram os povos afrianos negativamente descritos nos relatos dos antigos, tais como pessoas com um olho só, chifres na testa esses relatos fizeram com que o resto do mundo visse muito mal o povo africano. Os europeus assimilaram os negros encontrados no continente com os da Africa criaram entao a raça negra em geral. O fato de ser branco foi assumido como uma raá normal e o de ser negro nao tinha explicaçao, necessitava de uma explicaçao cientifica. O branco seria uma raça pura e o negro uma raça amaldissoada, representada a morte e a corrupção. Assimilaram o negro ao diabo, colocaram diabos nos navios negreiros para batiza-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (584.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com