TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Experimental

Por:   •  30/3/2016  •  Dissertação  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 5

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

O 1º procedimento sob condições de temperatura e pressão local, teve como objetivo relacionar a solubilidade (miscibilidade) entre líquidos, e proporcionou a preparação de misturas das substâncias água, etanol, butanol e gasolina, em pares diversos. Com posterior determinação da miscibilidade de cada conjunto e identificação de qual líquido era mais denso, através da observação das fases superiores e inferiores nos tubos de ensaio enumerados organizadamente.  Os dados e informações obtidos(as) estão dispostos na tabela 1.

Tabela 1. Disposição de dados e informações de misturas (líquidas) preparadas.

Tubo

Mistura

Nº de fases (sistema)

Miscibilidade

Substância de maior densidade

1

5 mL de água + 2 mL de etanol

1 fase   (homogêneo)

Sim

Água

2

5 mL de água + 2 mL de butanol

2 fases (heterogêneo)

Não

Água

3

5 mL de água + 2 mL de gasolina

2 fases (heterogêneo)

Não

Água

4

5 mL de etanol + 2 mL de butanol

1 fase   (homogêneo)

Sim

Butanol

5

5 mL de etanol + 2 mL de gasolina

2 fases (heterogêneo)

Não

Etanol

6

5 mL de butanol + 2 mL de gasolina

1 fase   (homogêneo)

Sim

Butanol

Levando em consideração a tabela, nota-se certa complacência se relacionados os resultados com a literatura.

Era de se esperar que a mistura do “tubo 1” se revelasse homogênea, porque a água é uma substância polar. Já o etanol possui em sua molécula parte polar, sendo essa a hidroxila. Assim, como a cadeia carbônica é curta, quando misturado a água, o etanol se comporta como uma substância polar, e por isso se dissolve completamente.

A mistura do “tubo 2” comporta-se como uma mistura heterogênea, apesar de ambos serem incolores, notou-se leve separação bifásica dentro do tubo. Isso ocorre porque a parte apolar da composição da molécula predomina sobre a parte polar, e por isso a miscibilidade das duas substância é quase nula.

A mistura do “tubo 3” é imiscível em virtude da gasolina ser constituída de longas cadeias de hidrocarbonetos, esses proporcionam característica apolar à gasolina. E a água é uma substância polar. Fatores que cessam a miscibilidade desses dois compostos.

A mistura do “tubo 4” é miscível devido à polaridade das substâncias. Como ambas as moléculas possuem uma parte apolar e uma parte polar, a atração que ocorre entre elas é entre as partes polares e as partes apolares. A parte polar atrai a parte polar, enquanto a parte apolar atrai a parte apolar, miscibilizando as duas substâncias. Tal fato observado com a total homogeneização das substâncias.

A mistura do “tubo 5” é imiscível porque a gasolina é uma substância com composição elevada de hidrocarbonetos, sendo assim ela é apolar. O etanol apesar de possuir parte apolar também, possui cadeia pequena com poucos hidrocarbonetos. E parte polar com a hidroxila. Isso promove a imiscibilidade das duas substâncias.

A mistura do “tubo 6” é miscível devido ao comportamento apolar do butanol e da gasolina, apesar do butanol possuir parte polar. Essa relação apolar-apolar, que descreve a força de Van der Waals, resulta na homogeneização.

O 2º procedimento sob condições de temperatura e pressão local, teve como objetivo relacionar a solubilidade entre líquidos e sólidos, e pôde-se verificar a formação de soluções utilizando água, etanol, cloreto de sódio e enxofre. O processo envolveu o uso de 4 tubos de ensaio, sendo 2 preenchidos com quantidade fixa de água e os outros 2 preenchidos com quantidade fixa de etanol. Após a referida 1ª parte, mediu-se a massa de pequena porção de cloreto de sódio e de enxofre. E depois foi testada a solubilidade de tais solutos nos solventes. As informações e dados correspondentes, estão contidos na tabela 2.

Tabela 2. Disposição de dados e informações das misturas preparadas.

Tubo

Mistura

Nº de fases (sistema)

Solubilidade

Substância de maior densidade

1

0,1g de NaCl + 5 mL de água

1 fase       (homogêneo)

Sim

NaCl

2

0,1g de NaCl + 5 mL de etanol

2 fases       (heterogêneo)

Não

NaCl

3

0,1g de enxofre + 5 mL de água

2 fases      (heterogêneo)

Não

Enxofre

4

0,1g de enxofre + 5 mL de etanol

2 fases      (heterogêneo)

Não

Enxofre

  • Os resultados se revelaram de acordo com o esperado, apesar das condições locais.

A mistura do “tubo 1” se provou homogênea porque respeitando o coeficiente de solubilidade, a água é uma substância polar e NaCl também é um composto polar, sendo assim ocorre a diluição do soluto no solvente. Além disso a densidade dos dois compostos não dificulta o processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (211.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com