TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química ciência experimental

Seminário: Química ciência experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

A Química é uma ciência experimental, cujos resultados, são constantemente observados em nosso dia a dia. Ela se faz presente em vários setores da modernidade. São eles combustíveis, plásticos, tintas, saúde, alimentos, petroquímica, corantes, adesivos, bebidas, materiais de limpeza, etc. Realizar uma analise do mundo que nos cerca, é importante, pois tudo se resume em Química, isto é, tudo é formado por elementos químicos.

Além disso, é no laboratório que os experimentos são realizados, e neste local encontramos vidrarias que são objetos simples destinados a medir, transferir volumes, ou seja, analise de massa e volume. Seguem a seguir alguns exemplos de vidrarias usadas para medir volumes de líquidos e sólidos: Buretas, pipetas, provetas, béqueres, erlenmeyer, e dentre outros.

Os cientistas dependem da realização de diversos experimentos para comprovar as suas teorias e leis. Tal que, os instrumentos usados que medem volume, temperatura, massa, entre outros, devem ser exatos e precisos o máximo possível. Apesar de parecerem sinônimos, a exatidão e a precisão são termos distintos. Porém o fato de os valores medidos serem próximos, não significa que está tudo correto, logo pode ocorrer, por exemplo, de deixarmos um resíduo sólido que não faz parte do experimento na balança. Assim, apesar de todos os valores das massas saírem próximos uns dos outros, não correspondem ao valor correto e esse erro pode trazer resultados inexatos. É isso que o conceito de precisão e exatidão consiste. A precisão afirma que é o grau de variação das medidas que se faz, já, a exatidão é quanto à medida se aproxima da realidade, ou seja, a parte que é constante no erro. Precisão e exatidão são definições que devem sempre estar juntas em medidas e que as amostras sejam precisas e exatas.

Em um experimento químico, os processos envolvem diversos materiais e diversas técnicas para o manuseio dos objetos e substâncias a serem utilizadas no laboratório, um exemplo disso são as técnicas de pesagens, medida de volumes, transferências de substâncias, comparação de medidas, avaliação dos erros e desvios, resultados, conclusões, enfim, tudo isso faz com que o estudante seja instruído antes de ir para a prática. Todos esses exemplos veem de anos de estudo profundo e dedicado de diversos colaboradores para o estudo da Química, que ao criarem e analisarem os experimentos deduziam valores e/ou medidas de seus experimentos, fazendo com que isso fosse repassado a pessoas que tivessem o interesse profundo em estudar essa ciência. Com o passar dos anos esses valores obtidos durante os experimentos por cientistas e pesquisadores renomados como Robert Boyle, Antoine Lavoisier, entre outros, foram usados para a criação dos sistemas de medidas que obtemos atualmente e pelo o surgimento da Química de modo definitivo. As técnicas de pesagens de amostras e transferências de líquidos e sólidos servem para, analisarmos o antes e o depois para a realização de determinado experimento. Enfatizamos também, que no laboratório existe uma variedade de equipamentos para diversos fins específicos. O objetivo desta aula é apresentar alguns materiais de uso comum em laboratório e introduzir algumas técnicas especificas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com