TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química forense

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

CURSO DE GRADUAÇÃO: BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

COMPONENTE CURRICULAR: ESTATÍSTICA

Discente:  João Italo Campos Araujo

Docente: Francisco de Oliveira Mesquita

Turma: 01

Assunto (TEMA): Química Forense a serviço da Investigação Criminal         Ficha nº 1

_______________________________________________________________

Referência: Minicurso ministrado pela Dra. SHIRLENE KELLY SANTOS CARMO durante a I Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura  (SEPEC ) da UFERSA(Universidade Federal Rural do Semi Árido)

_______________________________________________________________

A Química Forense continua se expandindo, tornando-se cada vez mais necessária, diante da criminalidade que ao longo dos anos tem evidenciado uma face sofisticada e procedimentos complexos de atuação. Esse segmento da Química é um meio seguro e eficaz na elucidação dos crimes de diversas naturezas com o uso de técnicas de diferentes leituras destinadas a este fim. Neste cenário, o químico assume fundamental papel no que concerne aos avanços e estudos de casos criminais, mas para que isto tenha sempre credibilidade, faz-se mister um contínuo suporte quanto ao aprofundamento em seus estudos, investimento em equipamentos de análise laboratorial forense, treinamentos e cursos de capacitação, a fim de que sejam postos em prática, suas diretrizes e operacionalidades a serviço da justiça. A Ciência Forense, seja de forma isolada ou associada a outras ciências, pode envolver vários tipos de cientistas. Portanto, a Química Forense é uma subdivisão da grande área do conhecimento que é a Ciência Forense e se encarrega da análise, classificação e determinação de elementos ou substâncias encontradas nos locais de averiguação ou ocorrência de um delito ou que podem estar relacionadas a este.

Casos criminais reais de repercussão regional, nacional e internacional propalam a existência de uma vanguarda em conhecimento científico e tecnológico que é usado para investigar e desvendar crimes. Além disso, filmes, seriados televisivos como o CSI e a internet também cumprem o papel de popularizar a ciência forense. Esses meios, entre outros, vêm disseminando de forma crescente, na sociedade em geral, a noção de que os resultados das perícias têm implicações diretas no futuro veredito dos envolvidos em um suposto crime. A perícia está colocada em nossa legislação como um meio de prova, à qual se atribui um valor especial. Como o próprio nome indica, a química forense é a utilização ou aplicação dos conhecimentos da ciência química aos problemas de natureza forense. Denomina-se Química Forense o ramo da Química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectos de interesse judiciário.

_______________________________________________________________

Tipo de Fichamento : Resumo (de conteúdo)

_______________________________________________________________

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com