TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química para engenharia ambiental

Tese: Química para engenharia ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Tese  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 2

Climatologia Aplicada à Engenharia Ambiental

Química para Engenharia Ambiental

Mito ou Verdade

Eng. Ambiental 4º Período

Março de 2014

Verdade

Segundo uma pesquisa da ONU o ser humano vem sim sendo grande responsável pelo aquecimento global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alerta caso não haja aplicabilidade das politicas climáticas existentes sofreremos grandes mudanças climáticas. O relatório apresentado ainda diz que existe uma possibilidade de 66% de chance da temperatura global aumentar pelo menos 2°C até 2100 e num pior cenário de emissões o nível do mar pode aumentar 82 centímetros prejudicando regiões costeiras do planeta, e que o gelo do ártico pode retroceder até 94% durante o verão no hemisfério norte. Existe também um estudo do IPCC sobre o aumento da temperatura se for adotadas politicas climáticas o aumento pode variar entre 0,3ºC e 1,7ºC e se não houver controle no lançamento de gases estufas pode variar entre 2,6ºC e 4,8ºC.

Dados Segundo o IPCC:

- temperatura global aumentou 0,85 ºC entre 1880 e 2012;

- há 95% de chance de que o homem causou aquecimento;

- concentração de CO2 no ar é a maior em 800 mil anos;

- no pior cenário de emissões, a temperatura sobe 4,8 ºC até 2100;

- no mesmo cenário, nível do mar pode aumentar 82 cm até 2100;

- gelo do Ártico pode retroceder 94% até 2100 durante o verão;

Mito

Para muitos pesquisadores e cientistas, a tese de que o homem é 100% culpado pelo aquecimento global não esta nem perto da verdade. Segundo à geógrafa Daniela de Souza Onça o clima esta em constante mudança e suas alterações não podem ser atribuídas exclusivamente às variações das concentrações dos gases na atmosfera. Vários cientistas defendem que a terra passa períodos interglaciais e glaciações, que ocorrem quando o calor do verão não é suficiente para derreter uma parte do gelo acumulado durante o inverno e a neve se acumula. Sabe-se que a terra já foi muito mais quente e mais fria do que hoje fato ocorrido a milhões de anos, antes de existirem industrias e automóveis grandes responsáveis pela liberação dos gases como dióxido de carbono,metano e oxido nitroso.

Conclusão

Concluindo está pesquisa, pode ser sim uma causa natural pelo fato de que já aconteceu isso antes aqui na terra, eras glaciais, calor exorbitante, varições extremas. Mas contudo acredito ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com