TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]
[pic 2]

ESCOLA TÉCNICA UNIFACS

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA

SALVADOR

2015

[pic 3][pic 4]

ESCOLA TÉCNICA UNIFACS

CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA

ADRIELE OLIVEIRA SANTOS

RELATÓRIO DE BIOCOMBUSTÍVEIS

REAÇÃO DE TRANSESTERIFICAÇÃO DO ÓLEO DE SOJA

[pic 5]

 

SALVADOR

2015

Reação de transesterificação do óleo de soja

OBJETIVO:

Conhecer as etapas do processo para obtenção do biodiesel a partir da transesterificação do óleo de soja, entender como se deu as etapas.

  1. INTRODUÇÃO:

A crise mundial de petróleo que ocorreu na década de 70 alertou a muitos países quanto a sua dependência em uma fonte energética finita e não renovável que é o petróleo. Após se conscientizarem disso começaram a buscar, pesquisar e desenvolver novas técnicas para obtenção de combustíveis alternativos.

Um desses combustíveis alternativos é o biodiesel que trás vantagens econômicas, ambientais entre outras, este é renovável por ser obtido a partir de óleo extraído de vegetais ou de gordura animal. Estes óleos e gorduras por si só não podem ser usados como diesel por causa da viscosidade. Porém existem métodos que os tornam viáveis para consumo em motores. Um deles será abordado neste relatório é a transesterificação.

A transesterificação é uma reação na qual um éster é transformado em outro através da troca dos grupos alcóxidos. O triglicerídeo reage com um álcool na presença de um catalisador produzindo uma mistura de ésteres monoalquilicos de ácidos graxos e glicerol (glicerina).

O biodiesel é perfeitamente miscível e físico-quimicamente semelhante ao óleo diesel mineral e pode ser utilizado puro ou misturado ao primeiro em quaisquer proporções em motores do ciclo diesel. Quando comparado com o óleo diesel mineral, o biodiesel tem como vantagens a redução na emissão de poluentes, biodegradabilidade, maior ponto de fulgor e maior lubricidade.

[pic 6]

  1. MATERIAIS:
  1. Equipamentos:
  • 2 Erlenmeyer de 125 mL
  • 1 Funil de Separação
  • Termômetro
  • Balança Analítica
  • Chapa elétrica e agitador
  • Pipeta Graduada
  • Suporte Universal
  • Tela de Amianto
  • Béquer
  • Capela
  1. Reagentes:

Hidróxido de Potássio; Metanol; Óleo de soja; Solução saturada de Cloreto de Sódio.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

Preparo da 1° solução metóxido de potássio: em Erlenmeyer de 125 mL, adicionar 1,5g de hidróxido de potássio e 35 mL de metanol. Agitar a mistura com a finalidade de facilitar sua dissolução e manter a temperatura em 45°C até ocorrer a dissolução completa (manipular na capela).

Em Erlenmeyer de 125 mL, adiciona 20 mL de óleo de soja, aquecer em banho maria a uma temperatura de 45°C isto sob agitação.

Em seguida, adicione 7 mL da solução de metóxido de potássio. Manter essa mistura sob agitação e aquecimento de 45°C por 10 minutos.

Deixar a mistura esfriar um pouco e transferir para o funil de separação e aguardar em torno de 15 minutos para que ocorra a separação de fases da mistura. Descartar a fase inferior que é a glicerina e adicionar no funil de separação 10 mL da solução saturada de Cloreto de sódio com a finalidade de lavar a fase que permaneceu no funil. Deixa em repouso novamente para separar as fases onde a de baixo descartar e a que fica é o biodiesel.

FLUXOGRAMA:

Óleo de soja[pic 7]

[pic 8]

        Metanol[pic 9][pic 10]

        Óleo[pic 11][pic 12][pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19][pic 20][pic 21][pic 22][pic 23]

Catalisador (KOH)[pic 24]

Fase pesada        Fase leve[pic 25][pic 26][pic 27][pic 28][pic 29]

[pic 30]

[pic 31][pic 32]

        Biodiesel

  1. DISCURSÃO:

Os resultados obtidos em nosso experimento foram satisfatórios e condizentes com as literaturas consultadas. Onde através da reação de transesterificação (alcoólise) do triglicerídeo presente no óleo de soja com o metanol que é um álcool de cadeia curta em presença de um catalisador básico que foi o hidróxido de potássio (apenas com a função de acelerar a reação) obtivemos o biodiesel (fase leve) e a glicerina (fase pesada).

Foi usado o metanol como agente de alcoólise, pois quando comparado com etanol tem ele maior eficácia porque o etanol apresenta taxas de reação mais lenta. O etanol é mais utilizado nesses processos porque ele do ponto de vista estratégico e ambiental é mais vantajoso, onde o Brasil tem um grande sistema produtor deste insumo, ele é menos tóxico e é produzido a partir de fontes renováveis que é a cana de açúcar.

O catalisador para essa reação pode ser ácido ou básico, mas o uso do ácido é menos empregado por conta do seu alto custo, risco, baixa taxa de conversão sem contar nos infortúnios que a mesma causa como corrosão de equipamentos e etc. outra possibilidade é a utilização de enzimas, tais como, lípases que podem catalisar a transesterificação dos triacilglícerol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (212.7 Kb)   docx (62.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com