TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REATIVIDADE QUÍMICA – O DESLOCAMENTO DO HIDROGÊNIO

Por:   •  20/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 4

UNEC - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA

BACHARELADO EM FARMÁCIA – 1º PERÍODO

QUÍMICA I

REATIVIDADE QUÍMICA – O DESLOCAMENTO DO HIDROGÊNIO

Bianca Souza

Evellyn Barbosa

Emanuela Taqui

Liryane Sales

Matheus Martins

PROFESSOR: Cristiano Henrique de Souza

Caratinga MG, Março de 2019

OBJETIVO

Este experimento tem como objetivo mostrar a reação de simples-troca.  Realiza-se quando ocorre a  reação de uma substância simples e uma composta, originando uma nova substância simples e outra composta.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

As Reações Químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente formam outras substâncias, ou seja, é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Para que aconteça uma reação química, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial, essas modificações dependem do tipo de reação pela qual os reagentes irão passar. Geralmente a reação é representada por uma equação química, que mostram quais são as substâncias participantes no início da reação, e quais foram às formadas no final do processo.

Ácido clorídrico é um ácido inorgânico forte. Em sua forma comercial é também conhecido como Ácido Muriático, vendido em concentrações de no mínimo 33%. Sua aparência é de um líquido incolor ou até mesmo levemente amarelado. É capaz de absorve água da atmosfera, por isso o frasco deve permanecer bem vedado para não variar a sua concentração. Outro motivo pra que o frasco permaneça fechado é que, em altas concentrações, o ácido exala vapores altamente irritantes para os olhos e nariz. Em sua forma pura, HCℓ é um gás, conhecido como cloreto de hidrogênio.

No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneias: aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl. Ou então com a mistura de ácido sulfúrico (H2SO4) com cloreto de sódio (NaCl) formando o dito ácido e sulfato de sódio (Na2SO4).

Uma coisa interessante sobre o ácido clorídrico é que, apesar dele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. Essa secreção produzida pelo estômago é formada pelo próprio ácido clorídrico, enzimas, sais e muco. Ela mantêm o pH do estômago entre 0,9 e 2 proporcionando assim a melhor destruição das células de alimento pra que possamos absorver os nutrientes. O ácido clorídrico junto a alguns metais causa reação química, acelerando o processo de corrosão desses metais.

MATERIAIS E REAGENTES:

  • Ácido clorídrico
  • Bombril
  • Erlenmeyer 500 ml
  • Balão de borracha
  • Bastão de vidro
  • Vela
  • Gominha de borracha
  • Acendedor de velas (ou fósforo)
  •  Suporte universal
  • Garra de metal

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

- Preencheu-se o interior do erlenmeyer com um pedaço grande de Bombril, com auxilio da ponta de uma colher de modo que preenchesse todo o espaço.[pic 1]

- Medindo-se 100 ml de ácido clorídrico concentrado com a pipeta, logo em seguida o acrescentando no erlenmeyer, e utilizando-se o balão de borracha pra fecha-lo. Agitou-se cuidadosamente o erlenmeyer, observando-se a reação durante o enchimento do balão.[pic 2]

- Retirou-se com extrema cautela o balão amarrando-o e prendendo-o na garra de metal em um suporte universal, [pic 3][pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (104.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com