TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL E APLICADA I

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E NATURAIS

FACULDADE DE FÍSICA

RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL E APLICADA I

                                                                        Relatório avaliativo como critério de obtenção de nota para a disciplina de Química Geral Experimental e Aplicada I

Prof. Msc. Pimentel.

 

DOM ELISEU - PA

2018


Resumo

O processo experimental realizado para a abordagem deste relatório foi referente a reações química e teve como objetivo principal distinguir os tipos de reações químicas, que, nesse experimento, poderiam ser de simples troca, dupla-troca, oxi-redução ou endotérmicas e exotérmicas, ocorridas entre os reagentes propostos para o procedimento. Para isso, realizou-se no laboratório a junção de reagentes em tubos de ensaio a fim de reconhecer quando a reação se processava e analisar os fenômenos químicos que o surgimento de uma nova substância implicaria. O processo de realização do experimento será melhor explicado no decorrer do relatório, abordando os caminhos seguidos pela equipe para adição dos reagentes e os resultados que foram encontrados pela mesma.

   Objetivos:

- Caracterizar um fenômeno químico.

-Distinguir os tipos de reações químicas.

-Reconhecer quando se processou uma reação química.

    Introdução:

Há vários séculos o homem convive com uma grande variedade de materiais encontrados na natureza, podendo estes sofrer transformações físicas e/ou químicas. Quando um material sofre uma transformação onde há alteração de seus componentes, dizemos que ele sofreu uma transformação química (reação química). Caso contrário trata-se de uma transformação física.

Em uma transformação química, as substâncias que sofrem transformação são chamadas de reagentes e as que resultam desta transformação são chamadas de produtos.

Em geral podemos reconhecer a ocorrência de uma transformação química através de alterações que podem ocorrer no sistema, tais como mudança de cor, liberação de gás (efervescência), formação de um sólido (precipitado), aparecimento de chama ou luminosidade e alteração de temperatura. No entanto vale ressaltar que nem sempre podemos afirmar que ocorreu uma reação química baseando nas alterações ocorridas no sistema. Por exemplo, a mistura de água e álcool leva a um aquecimento, porém não se trata de uma reação química e sim de um fenômeno de dissolução exotérmica. Existem transformações químicas em que nada é observado sendo, às vezes, necessário dispor de técnicas mais avançadas para identificá-las.

As reações podem ser classificadas em síntese, decomposição, simples troca ou dupla troca.

AULA PRÁTICA: REAÇÕES QUÍMICAS.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

  1. REAÇÃO DE DESLOCAMENTO OU SIMPLES TROCA

RELATÓRIO EXPERIÊNCIA 01

REAGENTES – Zinco e Ácido Clorídrico.

MATERIAL UTILIZADO:

01 Tubo de ensaio.

SUBSTANCIAS UTILIZADA:

40 gotas de solução de Ácido Clorídrico Hcl, e Zinco em pó Zn.

PROCEDIMENTO:

Foi colocada no tubo de ensaio uma pequena quantidade de Zinco em pó de cor acinzentada, também foram adicionadas 40 gotas de solução de ácido clorídrico Hcl 1M liquida incolor, que passou por um processo leve de agitação.

OBSERVAÇÃO:

Foi observado que ocorreu a liberação de gás hidrogênio (H2), pelo fato do zinco (Zn) ser mais eletronegativo que o hidrogênio, ocorrendo à simples troca entre H2 e Zn.

 

CONFORME A REAÇÃO A EQUAÇÃO QUÍMICA DO PROCESSO É:

 Hcl (aq) + Zn(s)  ZnCl2 + H2

  1. REAÇÃO DE DESLOCAMENTO OU SIMPLES TROCA

RELATÓRIO EXPERIÊNCIA 02

REAGENTES – Ferro(Fe(s)) e Sulfato de Cobre penta hidratado.

     MATERIAL UTILIZADO:

01 Tubo de ensaio.

SUBSTANCIAS UTILIZADA:

40 gotas de solução de Sulfato de Cobre (CuSO4..5H2O) 0,5M, e Ferro em pó (Fe(s)).

PROCEDIMENTO:

Foi posto em um tubo de ensaio pequena quantidade de ferro em pó (Fe(s)) de cor acinzentada e aproximadamente quarenta gostas de Sulfato de Cobre penta hidratado CuSO4..5H2O 0,5M. Os reagentes foram misturados, passando por um processo de agitação.

OBSERVAÇÃO:

Após reação foi observado que houve formação de precipitado vermelho de Cu e a solução que antes era azulada foi se tornando mais clara, isto ocorreu por que o ferro é mais eletronegativo que o cobre, deslocando-o, e unindo-se, portanto ao sulfato (SO4-).

 

A EQUAÇÃO QUÍMICA DO PROCESSO É:

CuSO4 (aq) + Fe (s)    FeSO4 (aq) + Cu (s)

  1. REAÇÃO DE DUPLA TROCA

RELATÓRIO EXPERIÊNCIA 01

REAGENTE- Nitrato de Magnésio e Hidróxido de Sódio.

MATERIAL UTILIZADO:

01 Tubo de Ensaio.

SUBSTANCIAS UTILIZADA:

Foram utilizados para a reação química de dupla troca os reagentes nitrato de magnésio Mg(NO3)2 0,1M e a solução de hidróxido de sódio NaOH 0,5M.

PROCEDIMENTO:

Em um tubo de ensaio, foram colocadas aproximadamente vinte gotas de solução de Mg(NO3)2 0,1M e foi adicionada, gota a gota,  a solução de NaOH O,5M . Os reagentes foram misturados por agitação simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (371.6 Kb)   docx (107.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com