TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUIMICA PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

Por:   •  24/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

Leonardo Surgik

Matheus Reina

Vinícius Coutinho

SOLUÇÕES, UNIDADES DE CONCENTRAÇÃO E TITULAÇÃO

Curitiba

2018

Leonardo Surgik

Matheus Reina

Vinícius Coutinho

PRÁTICA N°03 – PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA

Objetivos :

-Preparar uma solução de ácido de HCl;

-Verificar a concentração real da solução ácida de HCl;

-Calcular a concentração da solução de HCl;

-Por titulação determinar a porcentagem de hidróxido de sódio na soda cáustica analisada.

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURITIBA

2018

INTRODUÇÃO

No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume e a utilização de reagentes de baixo grau de pureza, entre outras.

        A titulação é o método pelo qual se determina uma quantidade desconhecida de uma substância particular, mediante a adição de um reativo-padrão que reage com ela em proporção definida e conhecida. A adição de um reativo-padrão regula e se mede de alguma maneira, requerendo-se um método de indicação para saber quando a quantidade do reativo normal juntado é precisamente a suficiente para reagir quantitativamente com a substância que se determina. Por conseguinte, conhecendo a proporção em que reagem as substâncias e tendo determinado a quantidade de uma substância (o reativo titulado) necessária para reagir nesta proporção, pode-se calcular facilmente a quantidade desconhecida de substância presente no frasco da reação. O termino da titulação é percebida por alguma modificação física provocada pela própria solução padrão, ou nos casos mais usuais pela adição de uma substância auxiliar que não participa da reação, conhecido como indicador.  O indicador e as condições experimentais devem ser escolhidos de modo que a diferença entre o ponto final visível e o ponto de equivalência seja tão pequena quanto for possível.

Materias e Reagentes

- 1 Pêra de Borracha

- 1 Bureta de 25ml

- 2 Copos de béquer de 100ml

- 1 Funil de vidro haste curta

- 1 Balão volumétrico de 250l

- 2 Erlenmeyers de 250ml

- 1 Pipeta volumétrica de 10ml

- 1 Pipeta graduada de 5ml (MP)

- 1 Frasco Lavador de água deionizada

- 1 Suporte universal

- 1 Garra para bureta

- 1 Conta gotas 30ml de metil Orange

- Solução de Na2CO3 de 0,05mol/L

- Solução de NaOH comercial

- Solução de HCl

PROCEDIMENTOS

1.1Cálculo do Volume de HCl concentrado

        Primeiramente calculou-se o volume de HCl necessário para obter uma solução de HCl igual a 0,1 mol/L. Após se ter encontrado o volume de HCl concentrado, repassá-lo com ajuda de uma pipeta graduada, para o balão volumétrico de 250ml, completar o volume do balão volumétrico restante com a água deionizada contida no frasco lavador. Após realizado isso, agitou-se lentamente o balão volumétrico para homogeneizar a solução.

1.2Concentração Real da solução de HCl preparada

        Com a pipeta volumétrica transferiu-se 10ml da solução de Na2CO3 para ambos os Erlenmeyers de 250ml, posteriormente adicionou-se cerca de 80ml de água deionizada e 4 gotas do indicador metil Orange na solução de ambos Erlenmeyers. Após isso, carregou-se uma bureta com 25ml com a solução de HCl do primeiro procedimento. Com todas as soluções preparadas, iniciou-se a titulação. Adicionou-se, gota a gota, a solução de HCl presente na bureta ao Erlenmeyer, agitando-o razoavelmente com a mão direita, enquanto a mão esquerda é responsável pelo controle de adição do ácido pela torneira da bureta.

Observou-se uma mudança sutil na coloração do metil Orange de amarelo para vermelho, parou-se a adição de ácido, fechando a torneira da bureta. Após isso, anotou-se o volume gasto de ácido. Esse procedimento foi feito nos dois Erlenmeyer, a média de ambas as anotações do volume gasto de ácido em cada um dos Erlenmeyer foi utilizada para os cálculos da real concentração de HCl preparado. Após esse procedimento, lavou-se com água ambos os Erlenmeyer.

1.3Titulação da solução de soda cáustica

        Nesse último procedimento, carregou-se a bureta com o HCl padronizado até zerá-la. Transferiu-se com a pipeta volumétrica, 10ml de NaOH, em ambos os Erlenmeyer. Adicionou-se a cada um dos Erlenmeyers por volta de 80ml de água deionizada e 4 gotas de metil Orange, agitou-se moderadamente ambos Erlenmeyers. Posteriormente, iniciou-se a titulação, colocando gota a gota a solução de HCl, esperou-se o momento correto da neutralização, através da mudança de cor do indicador. Esse procedimento foi feito nos dois Erlenmeyer, anotou-se a média de ambas as anotações do volume gasto de ácido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com