TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO QUÍMICO PROTECÇÃO DA PROTECÇÃO

Relatório de pesquisa: RELATÓRIO QUÍMICO PROTECÇÃO DA PROTECÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

AEDB - ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

FACULDADE DE ENGENHARIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA.

RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS PRÁTICOS

NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA.

EXPERIMENTO N° 10 REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO

1º ANO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA

Eduardo Leal da Silva Rocha – 21470010

Felipe Magalhães - 21370024

Rafael Miranda da Rocha – 21470078

Thalles w. Silva Duarte - 14278154

Eduardo Leal da Silva Rocha – 21470010

Felipe Magalhães - 21370024

Rafael Miranda da Rocha – 21470078

Thalles w. Silva Duarte - 14278154

RELATÓRIO DE QUÍMICA

REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO

Relatório de Química – Laboratório de Química da Disciplina de Química geral e experimental do Curso de Engenharia Elétrico-Eletrônico da Associação Educacional Dom Bosco – Faculdade de Engenharia de Resende.

Professor: Rodrigo

SUMÁRIO

1 OBJETIVOS GERAIS 1

2 MATERIAL UTILIZADO 2

3 INTRODUÇÃO 3

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 4

5 VERIFICAÇÃO EXPERIMENTAL 5

6 CONCLUSÃO 6

7 BIBLIOGRAFIA 7

1 OBJETIVOS GERAIS

Verificar experimentalmente, a tendência que apresentam as substâncias químicas a oxidação e redução, bem como os produtos dessa reação.

2 MATERIAL UTILIZADO

Ácido Clorídrico Concentrado (HCl) , Ácido Nítrico Concentrado (HNO3), Álcool Etílico, Becher de 50 ml, Bico de Bunsen, Magnésio em fita, Pipetas, Solução de Ácido Sulfúrico 3M (H2SO4), Solução de Permanganato de Potássio 0,1M (KMnO4), Tubos de Ensaio, Suporte Universal e Garra.

3 INTRODUÇÃO

São chamadas reações oxirredução aquelas em que há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas. Nota-se isso por meio do número de oxidação (Nox) de cada elemento, que se trata da carga elétrica real, no caso de íons monoatômicos (um átomo que ganhou ou perdeu elétrons), e, no caso de compostos moleculares ou de íons polinuclerares, é a carga elétrica que ele teria se a ligação fosse rompida, ou seja, sua tendência de atrair os elétrons.

O Redox, potencial de oxidação-redução de uma substancia, pode ser definida, de um modo geral, pela facilidade com a qual o substrato ganha ou perde elétrons. Se ele perde elétrons, diz-se que este substrato é oxidado, de forma que, quando um substrato ganha elétrons, diz-se que se tornou reduzido.

Um substrato que facilmente doa elétrons é chamado de bom agente redutor, e aquele que facilmente recebe elétrons é denominado bom agente oxidante. Quando os elétrons são transferidos cria-se uma diferença potencial, podendo esta ser medida através de um instrumento adequado e é expressa em milivolts. Quanto mais oxidada está uma substância, mais positivo será o seu potencial elétrico.

Observamos o Nox de cada elemento envolvido na reação e quando percebermos que o Nox do reagente era menor que o do produto, isto é, aumentou, logo ele perdeu elétrons na reação. Vendo de outra forma, se o seu Nox no produto é menor, significando que ele diminuiu, quer dizer que essa espécie química ganhou elétrons.

4 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

1) Colocar 5 ml de solução de sulfato de cobre 0,5M em um tubo de ensaio. Adicionar uma pequena fita de magnésio. Observar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com