TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO

Por:   •  7/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

IFRN – Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu

Curso: Licenciatura em Química

Disciplina: Química Analítica Qualitativa

Professor(a):  Diogo Bezerra

RELATÓRIO SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS CÁTIONS DO GRUPO III                                                                                                

 

Alunos: Alisson dos Anjos Silva,

Jefferson de Lima Rodrigues,

Messias Batista da Nóbrega.

Ipanguaçu – RN                                                                                                                2022

INTRODUÇÃO

A seriedade da análise de cátions é a identificação ou pesquisa dos elementos, íons que constituem uma substância. Quando temos de uma amostra desconhecida, a primeira exigência é geralmente, identificação, ou seja, determinar quais as substâncias que nela estão presentes. Problema como esse pode ser encontrado, em alguns casos, na forma de identifica as impurezas presentes numa amostra ou a confirmar-se a ausência de impurezas. A resolução destes problemas está no domínio da Análise de Química Qualitativa.

O Grupo III é separado em IIIA (precipitam como hidróxidos - ferro, alumínio e cromo) e IIIB (precipitam como sulfetos em meio básico - cobalto, níquel, manganês e zinco). Este grupo também é conhecido como grupo do sulfeto de amônio, compõem-se de íons de sete metais que são precipitados com hidróxidos ou sulfetos numa solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S.

Tabela 1: Apresentação dos cátions

Cátion

Forma Precipitada

Fe+3

Fe(OH)3

Al+3

Al(OH)3

Cr+3

Cr(OH)3

Co+2

CoS

Ni+2

NiS

Mn+2

Mn(OH)2

Zn+2

ZnS

OBJETIVO

Identificar e separa os cátions do grupo III (Fe3+, Cr3+, Al+3, Mn2+), em uma amostra desconhecida, envolvendo os conceitos sobre reações de precipitação.

PROCEDIMENTO

RESULTADO E DISCURSÕES

No experimento de identificação e separação dos cátions de Al3+, Fe3+, Cr3+ e Mn2+, observou-se que na adição de uma solução concentrada de HCl e NH3, levou à formação inicial de um precipitado, enquanto a outra parte da mistura permaneceu em solução. O precipitado é constituído de uma mistura de hidróxidos de Al3+, Fe3+ e Cr3+, que são pouco solúveis em água. Isto permitiu separá-los dos outros íons da mistura inicial. Isto só foi possível porque se formou um tampão básico (solução de amônia, NH4OH, na presença de cloreto de amônio). Isto indicou que o OH- está em quantidade suficiente para exceder os valores destes sais e precipitar como hidróxido. Desta forma, os íons Al3+, Fe3+ e Cr3+ que são ácidos duros, combinam-se com OH-, que é uma base dura. Pois o íon Cl- sendo adicionado à uma solução contendo os íons Al3+, Fe3+ e Cr3+, o íon OH- é um ligante muito mais forte que o íon Cl-, a interação será mais efetiva com este íon, favorecendo a formação do hidróxido e não do cloreto. Desta forma, o fator imprescindível nesta interação é a natureza do ligante (base) que se aproxima dos íons (ácidos) para formarem tais compostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com