TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SIMPLIFICADO FUNDAMENTOS DA ANÁLISE INSTRUMENTAL

Por:   •  15/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.264 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO SIMPLIFICADO

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE INSTRUMENTAL

(valor 10)

PRÁTICA: Relatório Condutimetria

MÉTODO APLICADO:  titulação condutimétrica

EQUIPE: Caroline, Jessica e Liz 

INTEGRANTES: Caroline, Jessica e Liz.

OBJETIVO DA PRÁTICA: Essa prática tem o objetivo de analisar a condutividade elétrica de uma solução eletrolítica, a partir disso, determinar a concentração micelar crítica (CMC).

 

FUNDAMENTO DO MÉTODO E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL (peso 3)

  • Fundamentação:

Aplicações da Condutimetria

A condutometria (ou condutimetria) é uma técnica analítica baseada na medição da condutividade elétrica das soluções eletrolíticas, com vasta aplicação em laboratórios de controle da qualidade.

A condutividade, também conhecida como condutância específica, depende da concentração e das características dos íons presentes na solução, além das condições do meio, como viscosidade, constante dielétrica, temperatura etc. De acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI), a condutividade é expressa em siemens por unidade métrica, geralmente centímetros (S cm−1). O siemens ainda é usado por algumas indústrias como mho () (inverso de ohm), e 1 S equivale a 1 mho.

Por meio da condutividade podemos conferir a qualidade da água deionizada. Por exemplo, a água deionizada para ser considerada do tipo I, ou seja, com a melhor qualidade possível de ser obtida com a tecnologia disponível atualmente, deve ter um valor de condutividade ≤ 0,055 μS cm−1. O valor da condutividade pode ser usado ainda, tanto para caracterizar uma fonte de água, quanto para estimar a quantidade de sólidos totais dissolvidos (STD) e a salinidade de uma determinada amostra. A água destilada pode variar de 0,5 a 3 μS cm−1, fontes de água potável de 50 a 1500 μS cm−1, e a água do mar apresenta valores típicos em torno de 55.000 μS cm−1 (55 μS cm−1). Quanto mais salobra for a água, maior será a quantidade de íons totais (força iônica) e, consequentemente, maior será a condutividade (APHA et al., 2012).

condutivímetro é o equipamento utilizado tanto para medições diretas da condutividade, quanto às relativas (titulações condutométricas). Na prática, o equipamento mede a resistência elétrica entre dois eletrodos de platina em uma célula com geometria bem definida, por meio de um circuito simples modificado para operar com corrente alternada. A Figura 5.1 mostra um eletrodo de condutividade típico, no qual a célula é construída com eletrodos de platina platinizada (depósito de uma fina cama de negro de platina) que possuem uma geometria constante e conhecida. As duas placas de platina devem estar rigorosamente paralelas e distanciadas, definindo entre elas uma coluna de solução eletrolítica. No eletrodo da Figura 5.1, os valores das áreas de cada placa é de aproximadamente 1 cm2 e a distância entre as placas é cerca de 1 cm. O valor da constante da célula é dado pela razão das áreas pela distância, logo K = 1 cm−1. Existem células para medições de amostras com condutividades maiores (K = 10 cm−1) e condutividades menores (K = 0,1 cm−1). A determinação do valor mais exato da constante da célula pode ser realizada no procedimento de calibração, utilizando soluções-padrão cujas condutividades específicas a 25 °C sejam bem estabelecidas. Em geral, usam-se soluções-padrão de KCl. Ressalta-se aqui a importância do controle de temperatura para este tipo de análise. O valor da condutância aumenta de 1 a 2 % para cada grau de temperatura. Os equipamentos permitem fazer a correção no valor da condutividade, em razão das variações térmicas, de forma manual ou automática.

[pic 1]

Figura 5.1 Célula de condutividade com K = 1 cm. (Cortesia da Digimed.)

Basicamente, ao imergir uma cela de condutividade em uma solução iônica, haverá a condução da eletricidade à custa da migração dos íons positivos e negativos com a aplicação de um campo eletrostático. A quantidade de íons presentes, as suas cargas e respectivas mobilidades serão determinantes para o valor de condutividade do sistema. Cada íon possui uma condutividade equivalente (λ0+) à diluição infinita (a menor concentração possível do íon em solução) tabelada. Vale a pena ressaltar que a medida direta da condutividade não é seletiva, ou seja, a condutividade total do sistema será a soma das contribuições de todos os íons presentes naquela solução. A célula condutimétrica deve ser lavada com álcool antes do primeiro uso para uma limpeza rápida, e em seguida com água destilada. Quando não estiver em uso, conserve a célula imersa em água destilada. O valor da constante da célula tem tendência a aumentar porque, com o uso, a área dos eletrodos diminui ligeiramente, por causa da perda do “negro de platina” da superfície dos eletrodos (CIENFUEGOS; VAITSMAN, 2000).

A titulação condutométrica é uma técnica relativamente simples, rápida, precisa e muito utilizada no controle de qualidade de diversos produtos nas indústrias em geral. Nessa técnica, a condutividade da amostra é monitorada ao longo da titulação e registrada graficamente em função do volume do titulante. A variação da condutância da solução está associada à concentração do analito por meio da reação estequiométrica seletiva com o titulante. Pela descontinuidade nos segmentos de retas das curvas de titulação determina-se o volume do ponto de equivalência das reações (JUNIOR; ROEDER; SILVA, 2017). No caso das titulações condutométricas, a constante da célula não precisa ser determinada e considerada, como nas medidas diretas, pois nesse caso as medições são relativas. Podem ser realizadas titulações condutométricas de neutralização, precipitação e de formação de complexos.

Hiram, ARAÚJO,. E-book - Análise Instrumental - Uma Abordagem Prática, páginas 260 à 262 Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2021.

  • Procedimento:

Materiais, Vidrarias e Reagentes Utilizados:

  • Bureta de 25 ml
  • Balão de 250 ml
  • Proveta de 10 ml
  • Béquer de 50 ml
  • SDS (dodecil sulfato de sódio)
  • Água deionizada
  • Condutivímetro

Para o procedimento preparar a bureta com  solução de SDS;

Prepara o béquer de 50 ml com 20 ml de água deionizada;

Fazer a titulação da água deionizada com SDS fazendo a leitura do tensoativo a cada 1 ml despejado (despejar ao total 15 mls);

Realizar o procedimento 3 vezes.

RESULTADOS OBTIDOS (peso 3)

  • Nos gráficos desenvolvidos pela equipe foi usada a formula da concentração (C1V1=C2V2) para definir os valores do eixo x;
  • Os valores do eixo y são os valores de condutividade medidos no momento do experimento;
  • O experimento foi realizado a temperatura de 17°C.

 

Dados e fotos do experimento realizado:

  • Dados coletados pelas alunas Liz e Milena Scurupa:

[pic 2]

  • Fotos do experimento:

[pic 3] Bancada preparada;

[pic 4] Condutivímetro de bancada;

;[pic 5] Realização do experimento;

[pic 6] Dodecil Sulfato de Sódio 0,02mol/L (titulante).

  • Gráficos:

[pic 7]

[pic 8]

  • Concentração Micelar (CMC):

[pic 9]

PARECER (peso 4)

Finaliza-se este relatório com os resultados obtidos congruentes ao esperado. Os cálculos e gráficos ficaram parecidos com os esboçados em aula, no teste realizado na aula experimental foram feitas 3 medições a primeira e a terceira foram realizados com 15 mL de SDS e a segunda com 13 mL de SDS, e em todas elas o valor de condutividade da agua deionizada se aproximou de 230 uS . cm-1. Com esse valores conclui que houve um equívoco na experimentação por ter encontrados esses valores e ser esperado algo em torno de 7 uS . cm-1 na primeira medição. No momento em que estávamos na experimentação não percebi o erro e não contatei ao professor. Também por esses motivos encontramos um valor de dissociação um pouco mais baixo. Nesse relatório foi bom ter registrado em foto o laboratório e toda a experimentação, mas o erro foi não conseguir prestar atenção na aula que o professor estava dando remotamente e aconteceu o erro da água. Para melhor obtenção de resultados para próxima prática também deveria estudar melhor a atividade antes de chegar ao laboratório. Um erro que também consideramos é ter dúvidas em relação ao template do relatório. Nada obstante dos resultados ele foi satisfatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (2.4 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com