TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO DE MASSA, VOLUME E PRESSÃO DOS GASES

Por:   •  4/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3


[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA

DISCIPLINA DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL

Prof.ª Dra : Renata  Ferreira Lins da Silva

RELAÇÃO DE MASSA, VOLUME E PRESSÃO DOS GASES

Thalia Marques – Licenciatura em Química

ARAGUAÍNA-TO

ABRIL/2018

Introdução:

Gás é um dos três estados da matéria, ou um dos cinco estados, se se considerar o plasma e o Condensado de Bose-Einstein como estados. Um gás é definido como uma substância que se expande espontaneamente para preencher completamente seu recipiente de maneira uniforme. Neste estado, as forças de atração intermoleculares são fracas, pois as moléculas estão muito distantes umas das outras, e talvez nem se toquem durante a maior parte do tempo. Essas forças fracas permitem uma movimentação rápida e independente das moléculas, o que praticamente dá a um gás um comportamento físico não dependente de sua composição química. Ainda, vários gases são muito semelhantes nessas propriedades físicas, donde surge a expressão gás ideal. Um gás ideal é aquele que serve de padrão de referência contra o qual os demais gases podem ser comparados. As leis dos gases são aplicadas a um comportamento previsto dum gás ideal, e os resultados experimentais podem ser contra eles comparados, e os resultados são surpreendentemente similares com gases diferentes. Ao se trabalhar com temperaturas e pressão extremas, entretanto, a aproximação do gás ideal já não é suficiente.(1)

Três variáveis são usadas para descrever o comportamento dos gases: pressão (P), temperatura (T) e volume (V). Segundo a lei combinada dos gases, assim chamada por combinar as leis de Charles (que afirma que, a pressão constante, o volume ocupado por uma quantidade de gás é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta Kelvin) e Boyle (à temperatura constante, o volume ocupado por um determinado número de mols de um gás e inversamente proporcional à sua pressão), a pressão, temperatura e volume se relacionam no formato P1V1/T1=P2V2/T2, onde o subíndice 1 indica estado inicial e o 2 indica estado final de um gás. Assim sendo, quando variam temperatura, pressão e volume, a razão da pressão vezes o volume para temperatura permanece constante. (De maneira simples, a Lei de Charles pode ser expressa como o volume de um gás varia conforme sua temperatura, e a Lei de Boyle como com o aumento de temperatura de um gás, seu volume diminui). (1)

Ainda é possível trabalhar com essa equação, chegando a uma expressão que define o gás ideal. Para isso, tomemos o enunciado da Lei de Gay-Lussac da combinação dos volumes e o Princípio de Avogadro. (1)

Objetivos:

Determinar pressão e o volume de gases de modo a relacionar estas grandezas.

Materiais e métodos

  • Balança analítica
  • Kitassato
  • Cuba de vidro
  • Pedaços de mangueira
  • Proveta de 250 mL
  • HCl concentrado
  • Na2CO3(S)
  • Béquer para recolher essas substâncias

Procedimento experimental

Primeiramente foi necessário montar o sistema, em seguida pesou-se cerca de 0,5000g de amostra de carbonato de sódio, tranferiu-se em seguida cuidadosamente 20,0 mL de solução aquosa de 6 mol L-1 de HCl para o kitassato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com