TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ROTEIRO PARA EXPERIMENTO MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

Por:   •  3/5/2022  •  Resenha  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

                                                                                 [pic 1][pic 2]

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Edital 2020

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

  1. Identificação

Nome do Residente:  Wislley Ferreira dos Santos

CPF:

Nome e sigla da IES:

Curso de Licenciatura: Química

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades:

Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades:

Nome do Docente Orientador:

Nome do Preceptor:

  1. Relato de Experiência (ver orientações para a elaboração do relato no documento anexo):
  1. Autorização de uso pela CAPES

Eu,_____________________________(Nome do Residente), autorizo a utilização pela Capes do presente relato de experiência, na qualidade de bolsista residente, sob responsabilidade do(a) Docente(a) Orientador(a) ___________________ vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da ____________________ (Nome da IES). Meu relato escrito poderá ser incluído nos bancos de dados e nas plataformas de gestão da Capes, podendo, eventualmente, ser reproduzido, publicado ou exibido por meio dos canais de divulgação e informação sob responsabilidade desse órgão.

________________________________________________

Residente

(Nome e Assinatura)


ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

Programa Residência Pedagógica

Edital 2020

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZADO DURANTE O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Resumo

 Os recursos didáticos são ferramentas de uma importância significativa no processo de ensino e aprendizados dos estudantes. O presente trabalho teve como objetivo analisar esses recursos e seu impacto durante o seu uso durante o período de ministração de aulas dos alunos do ensino médio por intermédio do Programa Residência Pedagógica. Muitos professores e professoras tem receio no uso dessas ferramentas, mas durante o período da pandemia, causada pelo COVID-19, foi necessário o uso para as aulas síncronas e assíncronas. A Química por ser uma ciência muito experimental, as vezes pode-se encontrar dificuldades para planejamento de materiais para o uso dos recursos didáticos.  

Palavras-chave: Recurso-didáticos, Programa-Residência-Pedagógica, Docência.  

Introdução

A Programa Residência Pedagógica é um programa que que integra a Politica Nacional de Formação dos Professores, tem como objetivo aperfeiçoar a formação e a prática nos cursos de licenciaturas, promove a imersão de licenciados em escolas da rede pública.

Para alcançar esses objetivos, temos os recursos didáticos como nossos principais auxiliadores durante a preparação das aulas, e com isso escolher a metodologia que mais será eficaz durante o uso desses recursos. Seja esse recurso os livros didáticos, plataformas para o uso de aula on-line, slides, etc. assim como está descrito no edital do mesmo:

“2.1.1. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; 2.1.2. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 2.1.3. Fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; 2.1.4. Fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores” (Capes, Edital 2020, p. 1).

 

Por mais que o tempo passe e esses recursos fiquem mais acessíveis, ainda é muito normal ver professores e professoras não utilizarem esses recursos e optarem pelo modo tradicional de aula (ALVES; CALDEIRA, 2005). Mas durante a pandemia todos os professores e professoras tiveram que se adaptar, pois as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado e aí vieram as aulas síncronas e assíncronas, onde os estudantes tinham acesso em casa.

Os recursos didáticos tiveram um papel fundamental na vida de professores, professoras e dos estudantes durante esse período de aulas, pois uma grande parte utilizou muito dos recursos didáticos para o auxilio durantes as aulas, com isso fazendo com que os estudantes tenham participação ativa durante as aulas, diferente do ensino tradicional, onde o estudante é apenas algo para memorização de conteúdo. Assim, embora as possibilidades de uso sejam amplas, o critério de escolha deve ser particularmente adotado pelo educador após várias considerações (COSTOLDI; POLINARSKI, 2009). Uma dela é que sua utilização deve preencher os espaços deixados pelo ensino tradicional e ser capaz de propiciar ampliação da visão do aluno e de sua capacidade de retenção do conhecimento, além de servir como estímulo ao ensino docente (TRIVELATO; OLIVEIRA, 2006).

Desenvolvimento

Todas as aulas apresentadas foram desenvolvidas em casa, e também foram dadas de modo remoto. A aulas foram ministradas em intermédio com a Residência Pedagógica, na Escola Estadual Dona Torinha. As aulas ministradas foram durante o período da pandemia.

Foram realizados 3 planos de aula que foram executados com 90% de precisão. Os mapas foram pensados para ser aplicados em turmas do primeiro ano do ensino médio, de forma síncrona e assíncrona.

Na primeira aula o conteúdo foi sobre As Forças Intermoleculares, onde usamos como recurso pedagógicos os slides e a plataforma do Google Meet, que é um recurso muito utilizado pelo Residentes e professores e professoras das escolas publicas do estado de Luziânia-GO. Foi apresentado aos estudantes o que era essas forças Intermoleculares com a utilização dos slides, a todo momento tento contextualizar o conteúdo com o cotidiano para que a compreensão do conteúdo seja melhor. Como forma de avaliação foi passado uma lista e ela será corrigida de forma quantitativa e qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com