TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

Por:   •  6/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                                 [pic 2]

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Edital 2020

MODELO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

  1. Identificação

Nome do Residente:

CPF:

Nome e sigla da IES:

Curso de Licenciatura:

Séries/Anos e Etapa da educação Básica nas quais desenvolveu atividades:

Escola(s)-Campo onde desenvolveu as atividades:

Nome do Docente Orientador:

Nome do Preceptor:

  1. Relato de Experiência (ver orientações para a elaboração do relato no documento anexo):
  1. Autorização de uso pela CAPES

Eu,_____________________________(Nome do Residente), autorizo a utilização pela Capes do presente relato de experiência, na qualidade de bolsista residente, sob responsabilidade do(a) Docente(a) Orientador(a) ___________________ vinculado ao Programa de Residência Pedagógica da ____________________ (Nome da IES). Meu relato escrito poderá ser incluído nos bancos de dados e nas plataformas de gestão da Capes, podendo, eventualmente, ser reproduzido, publicado ou exibido por meio dos canais de divulgação e informação sob responsabilidade desse órgão.

________________________________________________

Residente

(Nome e Assinatura)


ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE

Programa Residência Pedagógica

Edital 2020

  1. O relato de experiência deve conter no mínimo 06 e no máximo 10 páginas, incluindo o resumo e as referências bibliográficas.
  2. As citações e a formatação do relato devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT para trabalhos acadêmicos.
  3. Elementos constitutivos do relato de experiência:

  1. Título do Relato
  2. Resumo: (o resumo deve ser escrito com o espaço simples entre as linhas, tipo de letra: times new roman; tamanho: 11)

[Breves informações sobre o objeto do relato, a metodologia utilizada, a discussão e as conclusões da experiência. A escrita deve ser realizada de forma contínua e dissertativa, em apenas um parágrafo, com espaçamento simples entre as linhas. Não deve ser citado nenhum autor no resumo.]

  1. Palavras-chave:

[imediatamente após o Resumo, deve-se apresentar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Exemplo:  Geografia; Educação; Ensino remoto.]

(Todos os outros itens do relato devem ser escritos com o espaço 1,5 entre as linhas, tipo de letra: times new roman; tamanho: 12)

  1. Introdução: 

[(de uma a uma página e meia, no máximo.) Com objetividade e clareza, deve-se justificar a escolha da experiência a ser relatada, os objetivos do trabalho e o referencial teórico utilizado.

Nesse item deve-se fazer um parágrafo especificando de maneira geral o que é o projeto residência, nesse formato de 2020 (Pode-se tirar ideia do edital)

Logo em seguida, faça uma justificativa sobre a importância do desenvolvimento do projeto de ____________ na escola em que se está desenvolvendo o projeto.

Dando prosseguimento, deve-se colocar, de forma resumida, os objetivos do projeto que vocês apresentaram no relatório mensal. Deve-se colocar um objetivo geral e alguns (três a cinco) específicos (enviaremos o edital para que observem alguns objetivos).

Nesse momento, deve-se apresentar o referencial teórico, dissertando sobre o tema e fazendo a citação dos autores utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, podendo pedir sugestões para seu preceptor.]

  1. Desenvolvimento: 

[Exposição da experiência de forma ordenada e detalhada, apresentando os seguintes elementos:]

  1. Contextualização:

[Apresentar onde, quando e como ocorreu a experiência, descrevendo o contexto e os procedimentos utilizados pelo residente;

Nessa parte entram as capacitações, observações, ambientação e elaboração de relatórios. De acordo com o documento você deve relacionar e explicar como foram feitas as formações, a ambientação, a observação semiestruturada e etc. (Isso vocês já têm mais ou menos esquematizado no relatório feito por vocês). Explicar como foi e metodologia utilizada, temas trabalhados e autores pesquisados, etc.

Elaboração de planos de aula: (Aqui vocês vão narrar qual o modelo do plano de aula que foi seguido, os autores utilizados, descrevendo se foi sequência didática, projeto, qual o tema trabalhado, etc.)

Regência: Como foi feita a regência metodologia utilizadas e temas trabalhados, bibliografia utilizada (que deve ser citada).

  1. Discussão:

[Deve-se relatar a experiência, contextualizando-a com a sua área de formação e com a teoria sobre o tema;

Nesse item vocês vão realizar a discussão do que fizeram e irão relacionar as metodologias que aprenderam na Graduação e os autores trabalhados, narrando como eles foram incluídos na prática docente de vocês.]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com