TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reacções de química experimental

Artigo: Reacções de química experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  Artigo  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

A clássica reação relógio ocorreu no primeiro experimento, sendo que consistiu na oxidação lenta do íon iodeto a iodo, seguida da redução rápida do iodo novamente a iodeto. Depois de um período de tempo, o agente redutor, permitiu então que prevalecesse a reação lenta de oxidação do iodeto a iodo.Quando todo o bissulfito estava sendo consumido, o iodo acumulou-se no sistema, fazendo com que a mistura mudasse subitamente de cor devido à formação de um complexo azul.

Já no segundo, como foi observado, o tempo necessário para a mudança de cor da mistura foi menor, isso ocorreu, por ter diminuído a quantidade de água diluída na solução, o que fez com que aumentasse a concentração dos demais reagentes. Entretanto, no terceiro experimento percebeu-se que o tempo para a mudança de cor da solução foi maior, concluindo assim, que isso aconteceu pelo fato de ter aumentado o volume de água adicionada à solução, o que tornou os reagentes menos concentrados.

Na segunda etapa, utilizando água gelada, além da concentração, a temperatura também influenciou na velocidade da reação, pois quando se aumenta a temperatura aumenta a velocidade da reação, e já neste caso, com a utilização de água destilada gelada fez com que ocorresse uma diminuição da temperatura no sistema, o que diminuiu a energia cinética entre as moléculas diminuindo consequentemente as colisões entre elas, o que fez com que resultasse em um tempo maior para que a reação ocorresse. Já quando foi utilizada água quente, a velocidade da reação aumentou devido o aumento da temperatura, pois com o aumento desta, se aumenta a energia cinética média entre as moléculas o que consequentemente aumenta também as colisões entre elas, fazendo com que a reação ocorra mais rapidamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com