TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reações químicas e tratamento primário da água

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 8

REAÇÕES QUIMICAS E TRATAMENTO PRIMÁRIO DA ÁGUA

 Erlan Costa Gonçalves da Cruz[1]

 Islanda Jesus dos Santos[2]

 Jamile Abreu[3]

 Larissa Liger Araujo[4] 

 Lucas de Souza Pereira[5]        

 Mateus de Souza Pereira[6]

RESUMO

Neste artigo estarão dispostas as atividades experimentais realizadas, bem como os seus respectivos resultados e discussões sobre os estudos das reações químicas e do tratamento primário da água. Na prática laboratorial, utilizamos alguns tubos de ensaio para fazermos misturas, a fim de comprovar, experimentalmente, as evidências que ocorrem nas reações químicas, aprimorando assim o conhecimento dos alunos da Universidade Salvador.

Palavras-Chaves: reações químicas, experimento, tratamento de água, classificação de reação química.

ABSTRACT

.This article will be willing experimental activities as well as their respective results and discussions on the studies of chemical reactions and primary water treatment. In laboratory practice, use some test tubes to do mixes, in order to prove experimentally the evidence that occur in chemical reactions, thereby improving students' knowledge of Salvador University.

1. INTRODUÇÃO

As reações químicas estão presentes a todo momento no cotidiano das pessoas, são através delas que se tem a formação de novos e diferentes produtos, o conhecimento dessas reações sempre foi de curiosidade do homem, por isso trouxe, e continua trazendo muitos benefícios a sociedade. Para que uma reação química ocorra entre duas substâncias, os íons ou moléculas constituindo os reagentes devem entrar   em contato uns com os outros. (BRADY,J.E.,HUMISTON,G.E.. Química geral volume 1. 2ed, P.186.)

Com a pretensão de constatar os efeitos apresentado nas reações químicas, utilizou-se evidencia experimentais para concluir tais ocorrências, dessa forma classificando e representando-a através de reações químicas. As reações foram realizadas em solução aquosa e os tipos de reações ocorridas foram de precipitação, reações ácido e base e reações redox.

O segundo experimento realizou-se o processo de tratamento de água, através de reações químicas para aglomerar um precipitado gelatinoso onde as partículas foram aglutinadas. Este processo consiste na formação e precipitação de hidróxido de alumínio (Al2(OH)3) que é insolúvel em água e assim deixando as impurezas na parte de baixo.

O artigo está organizado em duas etapas no qual a primeira mostra as evidências de uma reação química e a segunda etapa realiza o processo de tratamento de água.

2.EXPERIMENTAL

2.1 Parte I - Evidencias experimentais de uma reação química.

Material utilizado: 5 tubos de ensaio, 1 termômetro e um bastão de vidro.

Reagentes utilizados:  

    Experimento 1[pic 1]

            Experimento 2[pic 2]

 Experimento 3[pic 3]

       Experimento 4[pic 4]

Procedimento realizado: Foi numerado os tubos de ensaio de 1 a 5 respectivamente.

Tubo de ensaio 1: Foi adicionado 1mL de uma solução de cloreto de sódio (NaCl) 0,1 M e 1mL de uma solução de nitrato de prata () 0,1 M e houve a observação do sistema.[pic 5]

[pic 6]

Tubo de ensaio 2: Foi adicionado um pedaço de magnésio metálico ( e sobre ele algumas gotas de ácido clorídrico (HCL) 1m. Houve a agitação do sistema e a observação em seguida.[pic 8][pic 7]

Tubo de ensaio 3: Foi Adicionado 1mL de dicromato de potássio (), fonte de Cr+6, e alguns cristais de ácido ascórbico (vitamina C,, o sistema foi agitado e observado em seguida.[pic 9][pic 10]

[pic 11]

Tubos de ensaio 4 e 5: Foi adicionado ao tubo 4, 1 ml de uma solução de NaOH 6M e ao tubo 5, foi adicionado a 1 ml de uma solução de HCl 6M. Após adicionar as soluções aos tubos de ensaio foi medida a temperatura de ambos os tubos.

[pic 12][pic 13]

Após a medição de temperatura das soluções, foi feita a mistura das mesmas e novamente mediu-se a temperatura.

2.2 Parte II- Tratamento de água

Material utilizado: 5 béqueres, medidor de PH e bastão de vidro

Reagentes: Água barrenta, Óxido de cálcio (CaO), Ácido Clorídrico ( HCl), Sulfato de Alumínio Saturado (Al2(S044)3).

Procedimento realizado: Em um béquer foi preparado uma solução de água barrenta. Os béqueres restantes foram numerados de 1 a 4 respectivamente.

A solução de água barrenta preparada anteriormente foi distribuída aos 4 béqueres numerados.

Béquer 4: Foi adicionado um pouco de óxido de cálcio (CaO)
Béquer 3: Foi adicionado 2mL de ácido clorídrico (HCl)

Utilizando o medidor de PH foram medidos os PH’s das soluções de todos os béqueres.

Béqueres 2, 3 e 4: foi adicionado 2mL de uma solução de sulfato de alumínio saturado (Al2(S044)3).

Em seguida foi observado em qual dos 4 béqueres ocorreu de forma mais rápida a decantação.

                                                                   [pic 14][pic 15]

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A mistura das substancias em solução aquosa possibilita a formação de um novo produto sem que haja o ganho ou perda de sua massa, podendo ser constatadas através de algumas evidenciadas, entre elas a liberação de gás, formação de precipitado, liberação de calor e mudança de cor, certificamos então algumas reações nos experimentos realizados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (908.7 Kb)   docx (836.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com