TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Quimica Organica

Por:   •  31/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PARANÁ

SETOR PALOTINA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E EXATAS

JOÃO ROBERTO SILVA VILLA REAL GRR20191069

LÉO VICENTE OKUHARA ORTEGA GRR20190992

MATEUS APARECIDO VERONA GRR20184056

APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH E SUA UTILIZAÇÃO

PALOTINA

2019

JOÃO ROBERTO SILVA VILLA REAL GRR20191069

LÉO VICENTE OKUHARA ORTEGA GRR20190992

MATEUS APARECIDO VERONA GRR20184056

 

APRESENTAÇÃO DO SOFTWARE CHEMSKETCH E SUA UTILIZAÇÃO 

Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Química Orgânica do curso Engenharia de Energia, Universidade Federal do Paraná.

Profa. Adriana Ferla de Oliveira.

PALOTINA

2019

SUMÁRIO

 

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVO        5

3. MATERIAIS E MÉTODOS        6

3.1 MATERIAIS        6

3.2 MÉTODOS        6

3.2.1 Molécula Orgânica        6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

5. CONCLUSÃO        8

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


1. INTRODUÇÃO

A evolução tecnológica proporcionou o surgimento e o desenvolvimento dos softwares, que  basicamente são ferramentas capazes de sintetizar e aprimorar centenas de tarefas, dando um sentido ao uso de toda tecnologia que já produzimos.

O presente relatório baseia-se na utilização de um software, na qual, é um programa gratuito de desenho de estruturas químicas, que proporciona ao usuário, uma interação com a visualização de formações moleculares. Ao que se trata do programa, podemos fazer melhores análises para sua utilização e destinação.

Quando trabalhamos com compostos químicos, a visualização atômica e molecular, ainda é impossível. Mas com teorias e leis, conseguimos ter a proximidade do que é real e portanto, com o software, podemos desenhar esse imaginário, para dar uma finalidade didática e representativa dos compostos de interesse.


2. OBJETIVO

        Utilização do software ChemSketch para a demonstração 2D e 3D de uma estrutura do composto químico orgânico.    


3. MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 MATERIAIS

  • Computador.

3.2 MÉTODOS

Este trabalho foi realizado utilizando-se o software gratuito ACD/chemsketch® pertencente ao pacote ACD/Labs. A prática realizada, foi dividida em três etapas. Na qual no primeiro momento, foi realizado o download do programa no site oficial[1], no segundo momento, foi apresentado algumas funções presentes e disponibilizadas, a partir de um vídeo tutorial, indicando seus aspectos funcionais para melhor compreensão. Por fim, no terceiro momento, foi feito uma representação de uma molécula de interesse, mostrando a funcionalidade do programa, utilizando as ferramentas disponíveis.

3.2.1 Molécula Orgânica

        Para a construção da molécula escolhida, foi feito primeiramente as ligações através de sua respectiva estrutura, utilizando ferramentas presentes. Em conseguinte, alteramos conforme necessidade os átomos de carbono, para que pudesse ser feito cadeias fechadas em sua estrutura e adicionar heteroátomos, conforme a originalidade da substância. Assim, aproveitando os recursos do programa, damos informações coletadas a partir da molécula, ao que se trata: Forma estrutural; massa molecular; e composição. Por fim, utilizando a ferramenta de otimização 3D da molécula, abriu-se uma nova janela de trabalho, na qual é possível a visualização e edição da forma 3D propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (298.1 Kb)   docx (163.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com