TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio cinetica reacional - quimica geral

Por:   •  28/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

  1. [pic 1]

Curso: Engenharia Química

Valor do relatório:       pontos

Disciplina: Química Geral I – Prática de laboratório e Seminário de Química

Nota:

Data dos experimentos: 08 de Maio de 2015

Professor:

Recebido em:          /        /  

Alunos (as):

Matrículas:

Experimento: Cinética reacional – efeito da variação da concentração de S2O3 -2 na reação entre Na2S2O3 e HCl.

  1. Objetivo

O objetivo dessa prática é verificar experimentalmente alguns fatores que determinam ou influenciam a velocidade das reações, tais como: temperatura, concentração, catalisadores e superfície de contato. Observar quantitativamente a influência da concentração e da temperatura na velocidade das reações a partir da análise do tempo necessário para que uma reação ocorra.

  1. Fundamento Teórico

A cinética está relacionada ao movimento, quando pensamos nela da maneira em que a física nos ensinou a raciocinar. Todavia, nas reações químicas, não há movimento, mas sim mudanças de concentração, e este é o suporte de nossos estudos.                        A cinética química é utilizada para explicar o estudo quantitativo das variações de concentração com o tempo quando acontece uma reação química.                        A finalidade principal da cinética é o estudo da velocidade das reações químicas, e para isto é preciso o conhecimento do avanço de métodos experimentais que permitam medir as velocidades das reações, desde as mais lentas até as mais explosivas; o estudo dos fatores que influenciam nas velocidades das reações; e o estudo da trajetória percorrido pelas reações.                                                                        O estudo cinético em sua quase universalidade depende de valores experimentais da reação que está sendo estudada. A velocidade de uma reação é interpretada como sendo a variação da concentração de um reagente por unidade de tempo. Essas concentrações são normalmente expressas em mol por litro (mol/L), e o tempo em minutos (min) ou segundos (s).

        

  1. Materiais e Reagentes

  • Tubos de ensaio
  • Pipeta
  • Béquer
  • Pera
  • Solução de tiossulfato de sódio
  • Solução de ácido clorídrico 0,5mol/L
  • Agua destilada
  • Cronometro
  1. Procedimento Experimental
  1.  Separe cinco tubos de ensaio, numerando-os de 1 a 5, e adicione a cada um deles, respectivamente: 6,0 mL, 4,0 mL, 3,0 mL, 2,0 mL e 1,0 mL de Na2S2O3 0,50 mol/L. Utilize a pipeta de 10 mL para a medida de 6,0 mL e pipeta de 5,0 mL para as demais medidas. Reserve o primeiro tubo.
  1. Em seguida adicione, a cada um dos demais tubos, respectivamente, 2,0 mL, 3,0 mL, 4,0 mL e 5,0 mL de água destilada. Ao final todos os tubos conterão 6,0 mL de solução de tiossulfato de sódio em diferentes concentrações.
  1. Homogenize perfeitamente as soluções. Reserve os tubos junto com o primeiro.
  1.  Paralelamente, coloque em um bécher de 50 mL cerca de 40 mL de HCl 0,50 mol/L.

        

  1. Mantenha em mãos um cronômetro e prepare uma folha de papel em branco com um ponto escuro marcado. Este ponto será a sua referência para determinar o término da reação. Ao reagirmos tiossulfato em meio ácido temos a formação de enxofre coloidal. O início da reação dado pelo exato momento no qual, através da solução, não mais se puder enxergar o ponto escuro na folha de papel.

  1.  Faça então a adição de 6,0 mL de HCl 0,50 mol/L ao primeiro tubo. Determine o tempo de reação. Anote este valor.

  1. Repita o mesmo procedimento com as demais soluções, anotando devidamente todos os valores obtidos.
  1.  Com os dados obtidos proceda com gráfico relacionando velocidade reacional e com tempo de reação (turvação) da mistura reacional.
  1. Resultados e discussões

Tubo

Volume (mL) de Na2S2O3

Adição de H2O destilada (mL)

Adição de HCl (mL)

Volume total (mL)

Tempo da reação

I

6,0

__

6,0

12,0

23,59 segundos

II

4,0

2,0

6,0

12,0

54,44 segundos

III

3,0

3,0

6,0

12,0

1 minuto e 8,43 segundos

IV

2,0

4,0

6,0

12,0

1 minuto e 22,76 segundos

V

1,0

5,0

6,0

12,0

4 minutos e 22,09 segundos


  1. Conclusão

A partir dessa prática, concluímos que a cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, a rapidez com que um medicamento atua no organismo ou com problemas industriais, tais como a descoberta de catalisadores para acelerar a síntese de algum produto novo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (376 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com