TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Aula prática química geral

Por:   •  19/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório Aula Prática I de Química Geral

Conforme solicitado foi analisado a coloração de sais metálicos dissolvidos em ácido clorídrico ao reagirem com calor advindo da chama do Bico de Bunsen. Abaixo, estão listadas as colorações observadas:

Na+  - Amarelo

K+   - Rosa

Li+   - Laranja

Ca2+  -Vermelho

Ba2+-Verde

Cu2+ -Verde

Sr2+-Rosa

O fenômeno observado é o da transição eletrônica, a coloração observada em cada chama é característica única do elemento presente, ou seja , espécies distintas apresentam espectros de absorção distintos porque a energia dos estados depende da natureza dos átomos e da estrutura de cada molécula.

Segundo o modelo atômico de Böhr. Isso acontece porque cada elemento é formado por um átomo diferente, por isso as suas camadas eletrônicas possuem valores de energia definidos. Maior é a energia do nível eletrônico, quanto mais distante for do núcleo.

Quando se aquece o elemento, o  elétron absorve energia na qual provoca uma reorganização desses elétrons nos átomos, saltando para um nível mais externo, de maior energia. Dizemos que o elétron realizou um salto quântico e que foi promovido para um estado eletronicamente excitado. Porém, esse estado é instável e logo ele retorna para a sua órbita anterior, mas quando o elétron salta de um nível até outro que seja mais próximo do núcleo, ele libera energia. Essa liberação ocorre na forma de luz visível.

Como os átomos de cada elemento possuem órbitas com níveis de energia diferentes, a luz liberada em cada caso será em um comprimento de onda também diferente, o que corresponde a cada cor.

     

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com