TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de erros e incertezas em medidas

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  6 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Por mais cuidado que se tenha ao efetuar uma medição, mesmo que essa seja realizada em condições bem controladas, o resultado que se obterá será afetado por erros ocasionados pela imprecisão das balanças entre outros fatores, por isso os resultados obtidos depois de uma medição serão imperfeitos e cabe ao medidor identificar as fontes dos erros que podem afetar o resultado final, e quantificá-las.

Para medir substâncias, são usados instrumentos que medem volume, temperatura, massa, entre outros. Eles devem ter medidas exatas e precisas ao máximo possível. Apesar de parecerem semelhantes, a exatidão e a precisão são diferentes. A precisão significa o quanto às medidas estão próximas umas das outras. A exatidão indica o quão próximo do valor real (do valor normalmente aceito como referência), está o valor medido. As vidrarias são muito importantes para realizar qualquer experimento, pois algumas são mais exatas do que outras, dependendo do experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão.

Objetivos

A medição tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza específica a ser medida, mas o resultado dessa medida sempre apresenta erros e incertezas, por isso o objetivo desse documento e aprender a quantificar os erros e calcular de modo que os resultados das medidas sejam coerentes e mais aproximados do valor real, através de um experimento relativamente simples aprendemos a calcular os erros e incertezas das medidas, e a identificar quais das vidrarias disponíveis no laboratório são mais precisas para medição.

Metodologia e materiais

Os materiais utilizados para fazer o experimento foram:

3 Béqueres de 100 ml

3 Provetas de 100 ml

3 Balões Volumétricos de 100 ml

1 Termômetro

Balança analítica

Pesar cada vidraria( béquer, proveta e balão volumétrico) utilizando se a balança anailitica e anotando massa com todas as casas decimais da balança.

Em seguida meça 100 ml de água destilada no béquer, na proveta e no balão volumétrico usando como referência a medida da própria vidraria. Se o líquido for incolor ou de cor clara, a referência é a parte inferior do menisco, caso seja colorido usar a parte superior

Pesar as vidrarias com a água na mesma balança e anotar sua massa. Obtenha as massas de água em cada vidraria subtraindo a massa da vidraria cheia da massa da vidraria vazia(MassaVidraria Cheia-MassaVidraria Vazia) e anotar os resultados obtidos.

Resultados

A partir da definição de densidade (D=MV) calculamos o volume de água em cada vidraria e anotamos os valores na tabela abaixo.

Béquer

Proveta

Balão Volumétrico

99,166

101,194

99,984

92,530

100,276

99,705

98,925

100,471

99,628

Determinação de massa de água em cada vidraria

Vidraria

Béquer

Proveta

Balão volumétrico

Vidraria

Cheio

Vazio

MassaH2O

Cheio

Vazio

MassaH2O

Cheio

Vazio

MassaH2O

Massa 1

198,78

106,62

92,16

141,742

41,872

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com