TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Química - Propriedades físicas das substâncias - Densidade

Por:   •  16/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.420 Palavras (6 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA EC

DISCIPLINA: QUÍMICA EXPERIMENTAL

DOCENTE: Prof. LUIS MARINHO

PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBST NCIAS - DENSIDADE

Componentes:

Andrey W. Vieira MAT 20179135110

Lara Beatriz de M. Sousa MAT 20189029792

João Pedro Gonçalves MAT 20179132109

Nayblon da Silva Santos MAT 20189018690

11/04/2018

Teresina – PI, Abril de 2018

Resumo

Densidade corresponde a relação entra massa e volume de determinada amostra. A densidade de corpos sólidos em laboratório pode ser medida através de medições de volume – em uma proveta- e de massa – na balança de precisão. No entanto, tal medição tem pequeno desvio devido a fatores como respingamentos, bolhas, etc. Portanto, é calculado o volume desses corpos em fórmula matemática e comparado com o já obtido; e assim, descobre o desvio de volume bem como de densidade nessa medição.

Introdução

Para este experimento, em primeiro lugar, realizou-se em laboratório medições de massa, volume e densidade a partir da exatidão de vidrarias. A exemplo disso: medição de volume de sólidos por variação de quantidade do volume de água dentro da proveta; e através de da formula matemática de volumes.

A densidade é uma propriedade física e específica, que relaciona os parâmetros de massa e volume. A quantidade de matéria que há no sistema de interesse é descrita pela massa e exprime-se em quilogramas(kg) no Sistema Internacional (SI). A quantidade de matéria que ocupa um espaço, denominado volume, e sua unidade no SI é o metro cúbico (m³).

Tanto a massa quanto o volume (corpos sólidos) são determinados por comparação em instrumentos apropriados como a balança de precisão e proveta ou bureta, respectivamente. Assim, a densidade de um corpo depende da quantidade de massa e de volume ocupado por ele; e ao comparar um quilograma de chumbo a um quilograma de algodão, a pesar de as massas serem iguais, percebe-se que o volume de algodão é muito maior; portanto, a densidade do algodão é menor.

A medição de volume por submersão em água foi descoberta por Arquimedes que em sua teoria relata que: "Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."

Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, a proveta é mais exata do que o erlenmeyer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.

A exatidão dos volumes bem como de suas densidades será elaborada através de um cálculo de erro, porque de certa forma pode-se perder líquido na hora de medir o volume na vidraria e assim alterá-lo. E assim, comparar resultados entre os obtidos pelo volume através das vidrarias e os volumes obtidos através da fórmula matemática. Portanto, será estudada a variação de densidades medidas em laboratório bem como analisar a exatidão dos recipientes volumétricos.

.

Objetivos

Objetivos Gerais:

Verificar a densidade dos sólidos;

Objetivos Específicos:

Designar o volume e a densidade dos sólidos a partir de números significativos;

Manusear corretamente vidrarias utilizadas para a determinação de volumes;

Mensurar as dimensões dos sólidos;

Averiguar a exatidão dos recipientes volumétricos;

Resultados e discussões

Materiais e vidrarias

- Balança com precisão mínima de 0,01 g;

- Béquer de 50 ml;

- Sólido (Esfera);

- Sólido (Cubo);

- Sólido (Cilindro);

- Proveta de 20mL;

- Paquímetro;

- Conta-gotas;

- Pisseta;

Procedimento experimental

Medida de massa

Medida de volume

Cálculo das densidades

Medida das dimensões e volume

Medição de massa

Após as pesagens dos três sólidos, Esfera, cubo e cilindro na balança de precisão, foram encontrados os seguintes dados:

TABELA DAS PESAGENS

Amostras

Massas /g

Esfera

14,403 g

Cubo

7,070 g

Cilindro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (576.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com