TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Equilibrio Químico

Por:   •  20/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 13

I N S T I T U T O        F E D E R A L        D E E D U C A Ç Ã O ,                C I Ê N C I A        E T E C N O L O G I A        D  A        B A H I A[pic 1]

EQUILÍBRIO        QUÍMICO: ALTERAÇÕES        NO

ESTADO        DE EQUÍLIBRIO

S  A L V A D O  R ,        2 0 1 5 B A H I A


I N S T I T U T O        F E D E R A L        D E        E D U C A Ç Ã O , C I Ê N C  I A        E        T E C N O L O G  I A        D   A        B A H I A

EQUILÍBRIO        QUÍMICO: ALTERAÇÕES        NO

ESTADO        DE EQUÍLIBRIO

Relatório para fins avaliativos à disciplina prática de Química Geral QUI 500 do Curso de Engenharia Elétrica, semestre 2015.1.

Discentes: Bruno Canuto

Davi Freire

Edelvan Matos Ferreira Ícaro Santos

Priscila de Azevedo M. Mota

Docente: Joseína Tavares

S  A L V A D O  R ,        2 0 1 5 B A H I A

2


Sumário

INTRODUÇÃO        3

  1. OBJETIVO  GERAL        3

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4

  1. METODOLOGIA        4
  2. MATERIAIS  E REAGENTES        4
  3. PROCEDIMENTO   EXPERIMENTAL        5
  4. FLUXOGRAMA        7
  5. RESULTADO E  DISCUSSÃO        10
  6. CONCLUSÃO        14
  7. REFERÊNCIA        14

INTRODUÇÃO

Todos os processos que ocorrem em um sistema isolado (onde não ocorre troca de matéria ou de energia com as vizinhanças) atingem um estado de equilíbrio. No estado de equilíbrio, as propriedades macroscópicas do sistema (pressão, temperatura, volume, coloração, entre outras) permanecem inalteradas com o tempo. (GOMES, 2015)

Os fatores que alteram o equilíbrio químico são: concentração, temperatura e pressão. Um importante princípio dado por Le Chatelier em 1884 diz que “quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força”. (SOUZA, 2015)

Segundo Peter Atkins e Loretta Jones, 2006:

O equilíbrio químico é o estágio da reação química em que não existe mais tendência a mudar a composição da mistura da reação, isto é, as concentrações ou pressões parciais dos reagentes e produtos. Como os equilíbrios físicos, todos os equilíbrios químicos são equilíbrios dinâmicos, com a reação direta e inversa ocorrendo com a mesma velocidade. (ATKINS; JONES, 2006)

A maior parte das reações químicas termina quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos não se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reação. Após formar os produtos, estes produtos voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificações não forem alteradas, essas reações não chegarão ao final. Elas tendem a atingir      o equilíbrio químico. O equilíbrio químico é representado por setas inversas: ↔. (SOQUIMICA, 2015)

Nos sistemas que atingiram o equilíbrio químico, as reações opostas ocorrem em velocidades iguais, portanto, qualquer mudança que altere a velocidade de uma das reações causa a perturbação desse equilíbrio, assim, o Princípio de Le Chatelier propicia um meio de prever a influência que os fatores perturbadores têm sobre os sistemas em equilíbrio, sendo válido para todos os tipos de equilíbrios dinâmicos, físicos, iônicos, bem como os químicos. Essas perturbações que desordenam o equilíbrio químico ocorrem devido a variações de concentração, de pressão e de temperatura, descritas a seguir. (CARDOSO, 2015).

Desta maneira, o relatório buscou esquematizar os experimentos realizados com a temática de “equilibrio quimico: alterações no estado de equilibrio”. Foram realizados quatro (4) diferentes experimentos para o estudo, foram eles: O efeito da mudança de temperatura sobre o estado de equílibrio; Equilíbrio dos íons cromato (CrO42-) e dicromato (Cr2O72-); Solubilidade e precipitação de sais de prata; e Efeitos da temperatura.


  1. OBJETIVO GERAL

O objetivo geral do experimento é analisar o comportamento de sistemas em equilíbrio após mudanças na temperatura da mistura de reação e na concentração de reagentes e produtos.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos desse experimento são:

  1. Identificar quais maneiras podem perturbar o equilíbrio químico;

  1. Verificar, de modo qualitativo, efeitos de variação na temperatura, pressão e concentração sobre um sistema em equílibrio;
  1. Aplicar o princípio de Le Chatelier.
  1. METODOLOGIA

Este relatório tem por finalidade formalizar os resultados observados na aula de laboratório da disciplina de Química Geral – QUI 500 – do IFBA.

Neste foram realizados procedimentos experimentais a fim de verificar reações químicas em um contexto de tratamento primário da água. Os procedimentos experimentais foram expostos no item 4, os resultados e discussões no item 5 e a conclusão no 6.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Tabela 1. Vidraçaria utilizados no experimento.

Vidraçaria

Capacidade

Quantidade

Tubos de ensaio

40 mL

Conta-gotas

15 mL

Bico de brusen

---

1

Rolha

---

Caixa de fósforo

---

1

Frascos resíduos

---

1


Tabela 2. Reagentes utilizados no experimento.

Reagentes

Concentração

Fórmula

Quantidade

Nitrato de Chumbo (II) sólido

--

Pb(NO3)2

10 g

Dicromato de potássio

0,10 mol/L

K2Cr2O7

10 mL

Nitrato de Prata

0,001 mol/L

AgNO3

10 mL

Hidróxido de sódio

1 mol/L

NaOH

10 mL

Hidróxido de sódio

3 mol/L

NaOH

10 mL

Cromato de potássio

0,20 mol/L

K2CrO4

10 mL

Cromato de potássio

0,10 mol/L

K2CrO4

10 mL

Pastilha de hidróxido de sódio

--

NaOH

10 g

Ácido Clorídrico

1 mol/L

HCl

10 mL

Ácido Clorídrico

3 mol/L

HCl

10 mL

Hidróxio de amônia

P.A.

NH4OH

10 mL

Cloreto de cobalto

0,25 mol/L

CoCl2

10 ml

Cloreto de sódio

0,1 mol/L

NaCl

10 ml

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (345.4 Kb)   docx (131.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com