TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Final do Programa de Pré-Iniciação da USP

Por:   •  21/11/2022  •  Relatório de pesquisa  •  4.301 Palavras (18 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ZOOTECNIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS

JOÃO VICTOR TANGERINO

Relatório Final do Programa de Pré-Iniciação Científica

PIRASSUNUNGA

2021


JOÃO VICTOR TANGERINO

Relatório Final do Programa de Pré-Iniciação Científica

                                        

Relatório final das atividades desenvolvidas durante um ano no Laboratório de Tecnologia de Alta Pressão e Produtos Naturais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (LTAPPN/ZEA - USP)

Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

Orientadora: Prof.ª Dra. Alessandra Lopes de Oliveira

PIRASSUNUNGA

2021

AGRADECIMENTOS

        À Professora Doutora Alessandra Lopes de Oliveira, que cumpriu com excelência o seu papel como orientadora durante todo o período do programa de Pré-Iniciação Científica, me guiando pelo caminho no qual eu aprenderia da melhor forma, fazendo com que, em meio às circunstâncias estabelecidas pela pandemia global, tudo ocorresse da forma mais leve possível, transmitindo o conhecimento de forma clara e objetiva.

        Aos pesquisadores do Laboratório de Tecnologia de Alta Pressão e Produtos Naturais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, que me receberam muito bem e permitiram que eu pudesse aprender assistindo às suas atividades de pesquisa, em especial ao engenheiro químico Paulo Rodolfo Ramos, o qual me orientou na maioria das atividades em laboratório e foi paciente em responder às minhas dúvidas.

        Aos meus colegas Yago Vedovato e Thiago Galhardo, que ajudaram na troca de saberes em nossas conversas sobre o programa e a respeito de nossos planos para o futuro.

        E, por fim, à Pró-Reitoria de Pesquisa de Pesquisa da Universidade de São Paulo, que instituiu o Programa de Pré-Iniciação Científica da USP, possibilitando que jovens tenham a oportunidade de aprender a cultura científica e tecnológica, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa sob orientação de docentes da Universidade, algo que amplia as oportunidades para esses jovens e os guia para novos horizontes.

RESUMO

O relatório a seguir compõe as atividades que foram desenvolvidas no Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), e tem como objetivo apresentar um panorama do trabalho realizado durante o período de um ano, na perspectiva do autor deste trabalho, destacando os objetivos do programa e descrevendo as atividades de pesquisa desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia de Alta Pressão e Produtos Naturais da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (LTAPPN / ZEA-USP), tais como pesquisas na área de separação processos que empregam alta pressão, extração com fluido supercrítico (SFE) e extração com líquido pressurizado (PLE).

Em decorrência da atual situação do Brasil no enfrentamento
à pandemia da Covid-19 (SARS-CoV-2), foram estabelecidos protocolos de saúde que, ao longo desse um ano de trabalho, influenciaram na forma como as atividades de pesquisa deveriam ser desenvolvidas. Estes protocolos definiram o modo de trabalho e diminuíram o tempo disponível para a realização de todo o processo de aprendizagem.

Foram elencadas as perspectivas, experiências e trabalhos realizados na trajetória atual, destacando as oportunidades que o programa proporciona e como as condições sanitárias atuais influenciaram no desenvolvimento das atividades e na construção de novos conhecimentos.

Palavras-chave: programa; pandemia; procurar; atividades de pesquisa; conhecimento.


ABSTRACT

The following report comprises the activities that were developed in the Scientific Pre-Initiation Program of the University of São Paulo (USP), and aims to present an overview of the work done during the period of one year, from the perspective of the author of this work, highlighting the objectives of the program and describing the research activities developed at the Laboratory of High Pressure Technology and Natural Products of the Faculty of Zootechnics and Food Engineering of the University of São Paulo (LTAPPN / ZEA-USP), such as research in the area of ​​separation processes that employ high pressure, supercritical fluid extraction (SFE) and pressurized liquid extraction (PLE).

As a result of the current situation in Brazil in confronting to the Covid-19 pandemic (SARS-CoV-2), health protocols were established that, throughout this year of work, influenced the way research activities should be developed. These protocols defined the way of working and reduced the time available to carry out the entire learning process.

The perspectives, experiences and work carried out in the current trajectory were highlighted, highlighting the opportunities that the program provides and how the current sanitary conditions influenced the development of activities and the construction of new knowledge.

Keywords: program; pandemic; Search for; research activities; knowledge.


LISTA DE FIGURAS

  • Figura 1 - Soja Laminada        14
  • Figura 2 - Dionex ™ ASE ™ 150        14
  • Figura 3 - Pesagem da amostra        15
  • Figura 4 - A célula de extração é colocada no extrator após aquecimento        15
  • Figura 5 - Paquímetro        16
  • Figura 6 - Medição das dimensões das lâminas        17

Sumário

INTRODUÇÃO        8

O programa        8

Os processos de extração e a química verde        9

Extração com líquido pressurizado (PLE)        9

Extração com fluido supercrítico (SFE)        10

Os impactos da pandemia sobre o trabalho desenvolvido        10

ATIVIDADES        12

O trabalho realizado        12

Limpeza de vidrarias        12

Referenciamento teórico        13

Acompanhamento em atividades de pesquisa        13

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com