TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Grupo 15 Tabela Periódica

Por:   •  26/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.746 Palavras (11 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Departamento de Química - DQ

Experimento 4: Grupo 15

São Carlos, outubro de 2017.

        

Sumário

=        2

Introdução        3

Objetivos        3

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio        3

Experimento 4.2- Obtenção de amônia        3

Experimento 4.3- Caráter ácido/base        4

Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia        4

Procedimento experimental        4

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio        4

Experimento 4.2- Obtenção de amônia        5

Experimento 4.3- Caráter ácido/base        5

Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia        5

Resultados e discussões        6

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio        6

Experimento 4.2- Obtenção de amônia        7

Experimento 4.3- Caráter ácido/base        8

II-        Bi(NO3)3 + 2H2O  Bi(OH)2NO3 + 2HNO3        8

Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia        8

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio        9

Experimento 4.2- Obtenção de amônia        9

Experimento 4.3- Caráter ácido/base        9

Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia        10

Tratamento de resíduos        10

Cotação        10

Referências bibliográficas        11

=

Introdução

Nesse​ ​experimento​ ​algumas características dos elementos​ ​do​ ​bloco​ ​p: ​ ​grupo 15 e alguns conceitos serão abordados, tais como: caráter ácido/básico do bismuto e antimônio, reatividade, formas alotrópicas do fósforo, características do gás amônia, características dos óxidos de nitrogênio.

O grupo 15 da tabela periódica é formado pelo nitrogênio, fósforo, arsênio, antimônio e bismuto [1]. Todos possuem cinco elétrons na camada de valência, e têm estado de oxidação máxima igual a cinco, por isso utilizam todos esses elétrons para formar ligações [1].

O trihaleto de antimônio se hidrólise prontamente em água, mas o produto varia conforme o elemento [1]. O bismuto é um metal raro, pesado que se apresenta em estado sólido a temperatura ambiente, porém é incomum, pois o líquido se expande quando passa para o estado sólido [1]. Uma grande quantidade de energia é necessária para se remover seus elétrons, ou seja, ele tem uma elevada energia de ionização e seus íons Bi3+ são pouco estáveis [1]. O Sb é menos reativo, sendo estável frente a água e ao ar à temperatura ambiente, já o Bi é pouco reativo, sendo acelerada a reação quando é aquecido [1].

Polimorfismo é a capacidade dos átomos em adotar diferentes formas sob diferentes condições de temperatura e pressão [2]. Alotropia é o fenômeno no qual um elemento químico possui a capacidade de formar substancias simples diferentes [2]. No grupo 15, o elemento que apresenta alotropia de maneira mais acentuada é o fósforo, na qual suas formas alotrópicas são o fósforo branco (P4) e o fósforo vermelho (Pn) [1]. A diferença entre esses dois alótropos se encontra na atomicidade, ou seja, na diferença entre o número de átomos [1].

O nitrogênio é muito utilizado para a síntese da amônia líquida e do gás amoníaco [1]. Seu oxoácido, o ácido nítrico, é um líquido incolor e é um ácido forte e fica completamente dissociado quando está diluído; é oxidante e forma um grande número de sais solúveis em água, os nitratos [1]. A amônia é um gás incolor de odor pungente, sendo considerado um gás bastante tóxico e se dissolve facilmente em água liberando calor [1]. Os sais de amônio se decompõem facilmente quando aquecidos [1].

De​ ​acordo​ ​com​ ​a​ ​definição​ ​de​ Arrhenius, ácidos são substâncias doadoras de H+ e bases são substâncias doadoras de OH- [3].

Objetivos

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio

        O objetivo desse experimento foi verificar a propriedade oxidante do ácido nítrico, o caráter ácido/base de um óxido de nitrogênio e as características desse óxido.

Experimento 4.2- Obtenção de amônia

O objetivo desse experimento foi obter amônia gasosa, verificar seu caráter ácido/base e verificar as características da mistura de cloreto de amônio e hidróxido de cálcio.

Experimento 4.3- Caráter ácido/base

O objetivo desse experimento foi verificar o caráter ácido/base de sais de antimônio e bismuto.

Experimento 4.4- Polimorfismo X Alotropia

O objetivo desse experimento foi obter e diferenciar diferentes formas alotrópicas do fósforo.

        Procedimento experimental

Experimento 4.1- Óxidos de nitrogênio

        Primeiro pesou-sev4,983 g de limalha de cobre e colou-a num kitassato. Depois colocou-se, com o auxílio de uma pipeta graduada, 20,00 mL de uma solução de ácido nítrico 65% P.A.

Em seguida, dentro da capela foi montado um sistema com o funil de adição encaixado em uma rolha furada, a qual fechava o kitassato, uma bacia com água destilada, um tubo de ensaio também cheio de água destilada (ele foi invertido na bacia), o qual foi o local de recolhimento do gás e um cano de plástico ligando o kitassato ao tubo de ensaio. Esse sistema está representado da figura 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (481.8 Kb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com