TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pasta de Dente de Elefante

Por:   •  16/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  11.146 Visualizações

Página 1 de 5

PASTA DE DENTE DE ELEFANTE

VILA VELHA

JUNHO - 2016

 

PASTA DE DENTE DE ELEFANTE

VILA VELHA

JUNHO - 2016

  1. INTRODUÇÃO

Cinética Química definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo. A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.

As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação. (BROWN, 2007)

As reações químicas convertem substâncias com propriedades bem definidas em outros materiais com propriedades diferentes. As velocidades de reações estendem-se sobre uma faixa enorme, a partir das que se completam em frações segundos, como as explosões, até aquelas que levam milhares ou até milhões de anos, como a formação de diamantes.  (BROWN, 2007)

Como as reações envolvem a quebra e a formação de ligações, as respectivas velocidades dependem da natureza dos reagentes em si. Entretanto, existem quatro fatores que permitem a variação das velocidades nas quais reações específicas ocorrem: 1. O estado físico dos reagentes.  Os reagentes devem entrar em contato para que reajam, quanto mais rapidamente as moléculas se chocam, mais rapidamente elas reagem; 2. As concentrações dos reagentes. A maioria das reações químicas prossegue mais rapidamente se a concentração de um ou mais dos reagentes é aumentada. 3. A temperatura na qual a reação ocorre.  A velocidade aumenta conforme a temperatura aumenta. 4. A presença de um catalizador.  Os catalisadores são agentes que aumentam as velocidades de reações sem serem usados. Eles afetam os tipos de colisões (o mecanismo)  que levam à reação, são bem comuns, muitas reações no organismo, na atmosfera, nos oceanos ou na indústria química ocorrem com a ajuda de catalisadores. Existe dois tipos de catálise: homogênea e heterogênea. (BROWN, 2007)

Catálise homogênea é quando o catalizador presente estar na mesma fase que as moléculas reagentes, acontece em abundância tanto em solução quanto na fase gasosa. Já na catálise heterogênea, o catalisador existe em fase diferente das moléculas do reagente, geralmente como um sólido em contato com os reagentes na fase gasosa ou com reagentes em solução líquida. Os catalisadores heterogêneos são compostos de metais ou óxidos metálicos. (BROWN, 2007)

No organismo a Catálise é atingida por enzimas, moléculas grandes de proteína que em geral catalisam uma reação muito específica. (BROWN, 2007)

O Peróxido de hidrogênio é o peróxido mais conhecido comercialmente mais importante, sua fórmula é H2O2, puro é um líquido xaroposo transparente com densidade de 1,47 g/cm3 a 0°. Ele funde-se a - 0,4°C e seu ponto de ebulição normal é 51°C. Essas propriedades são características de um líquido altamente polar com ligações hidrogênio fortes com a água. É uma substância perigosamente reativa porque sua decomposição para formar água e gás oxigênio é muito exotérmica. (BROWN, 2007)

Termoquímica é o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações química. As reações química são, quase sempre, acompanhadas por liberação ou absorção de calor, e vários fenômenos conhecidos ilustram bem esse fato. Sabemos, por exemplo, que precisamos fornecer calor ( energia) para que a água se aqueça e se vaporize; e que, no sentido inverso _ isto é, quando o vapor de água se condensa, ele libera o calor ( energia) que havia recebido anteriormente. ( MASTERTON, 1997)

  1. OBJETIVO

Produzir  espuma através da reação de decomposição da água oxigenada com um catalizador.

 

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Iodeto de Potássio (KI)

Peróxido de hidrogênio (H2O2)

Detergente

Corante

Proveta 250 mL

Balão volumétrico 250 mL

Espátula

Bandeja

Balança Analítica

Becker

 

  1. METODOLOGIA  
  • Em uma bandeja colocou-se a Proveta de 250 mL e o Balão Volumétrico de 250 mL;
  • Adicionou -se a quantidade separada detergente;
  • Em seguida acrescentou-se o Peróxido de hidrogênio;
  • Na proveta, Balão Volumétrico colocou-se o corante;
  • Depois pesou - se 4 g  de Iodeto de Potássio;
  • No Balão volumétrico, adicionou-se o detergente.;
  • Após, colocou-se o Peróxido de hidrogênio e o corante;
  • Colocou - se na proveta e no balão com a espatula o iodeto de pótassio
  • Observou-se a reação ocorrida;

 

  1. RESULTADOS  E DISCUSSÃO

A água oxigenada (ou peróxido de hidrogênio – H2O2) é a água comum com um átomo a mais de oxigênio. Sendo uma substância instável, que libera esse oxigênio com o tempo, deixando de ser água oxigenada e transformando-se em água comum (H2O). A decomposição do Peróxido de hidrogênio pode ocorrer com o auxílio de um catalizador, possuindo um grande variedade, como por exemplo : dióxido de manganês, iodeto de sódio e iodeto de potássio (utilizado nesse experimento)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (166.5 Kb)   docx (195.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com