TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pratica - Polimeros

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 6

Prática 9: Polímeros

Daniel Lima, Gustavo Viana, Igor Pacheco, Jaldo Filho, Katarina Ferrari, Matheus Bomfim, Paloma Amancio

1 – Introdução

     Os polímeros são macromoléculas formadas a partir conjuntos de monômeros (moléculas menores). No geral, os polímeros são formados de um ou mais monômeros repetidos incontáveis vezes, a partir de um processo de polimerização. Há vários tipos de polímeros, variando por conta de sua forma de obtenção e por conta de seus monômeros.[1]

     Os polímeros também apresentam propriedades como absorção, solubilidade, decomposição, entre outras. Sendo possível também alterar algumas de suas propriedades sem alterar sua fórmula química.[1]

3 - Material e Métodos

3.1 Materiais:

Utensílios: 

              - Papel Macio

              - Pissete

              - Espátula

Vidrarias:

              - Béqueres de 50 mL

              - Bastão de Vidro

              - Proveta de 50 mL

              - Placa de Petri

Produtos Químicos/Reagentes/Solventes/Solutos:

              - Água destilada

              - Acetona

              - Cloreto de Sódio

              - Filtro de Cigarro

              - Isopor

             - FLOCGEL®

          3.2 Métodos:

Experimento 01:

     Preparou-se 50 mL de soluções aquosas de NaCl a 1% e 10%, e foi reservada uma alíquota de 50 ml de água destilada. Pesou-se três amostras de 0,25 g de FLOCGEL®. Acrescentaram-se em cada béquer 50 mL das diferentes amostras de água e soluções salinas. Aguardaram-se cerca de 30 min, observou-se o experimento. Logo em seguida, filtrou-se as amostras de FLOCGEL® em um sistema de filtração simples para remover o excesso de água. Com auxílio de uma balança e de uma placa de Petri, pesou-se novamente e calculou-se o aumento de massa devido à absorção de água.

Experimento 02:

     Retirou-se o papel que envolve os filtros do cigarro e transferiu-se para um béquer de 50 mL. Adicionou-se ao béquer 5 mL de acetona. Solubilizou-se todo o filtro com o auxílio de um bastão de vidro, logo após foi transferido para uma placa de Petri. Esperou a volatilização da acetona e retirou-se o filme formado.

Experimento 03:

     Adicionou-se 10 mL de acetona à um béquer de 50 mL. Acrescentou-se um pedaço de isopor. Com um bastão de vidro, foi verificado se ocorreu solubilização e também o que ocorreu com o mesmo.

4 - Resultados e Discussão

     Os polímeros são macromoléculas que em sua composição tem estruturas menores que são conhecidos por monômeros, sendo habitualmente feitos pela polimerização do ácido acrílico. Existem polímeros superabsorventes que apresentam uma grande afinidade com a água, logo, tem uma capacidade de absorção elevada.

 

Experimento 01:

     Ao misturar o FLOGEL® com água destilada ocorre uma absorção quase que instantânea, obtendo como produto um gel. Devido os polímeros tem uma alta afinidade com a água. Essas reações ocorrem pelo princípio de pressão osmótica, que a solução passa de um meio mais concentrado para outro menos concentrado para manter o equilíbrio do sistema, ou seja, o mecanismo de absorção dessas reações é pela osmose.

     Contudo, ao consubstanciar com a solução de NaCl 1% obteve-se um gel mais ralinho, e o tempo foi prolongado para a sua obtenção final. Por causa da concentração de sal e o volume de água que é menor comparado ao primeiro experimento, em razão disso, o sal dificulta que o FLOGEL® acumule o solvente. Ao adicionar o NaCl 1% ocorre uma liberação da água, porém não ocorre por completo, pois os íons de sódio têm que está equilibrado dentro e fora dos polímeros.

     Essa mesma situação ocorre com o NaCl 10%, pois em uma solução ao aumentar a concentração do sal, diminuirá o teor de água, então vai ter o menor volume de água para captar, isso ficar evidente nas informações do quadro abaixo:

Quadro 01: Dados experimentais

 Amostra

Massa de FLOCGEL® (g)

Massa de FLOCGEL® hidratado

Massa de água absorvida (g)

Água destilada

0,25 g

46,36 g

46,11 g

Solução (NaCl 1%)

0,25 g

10,7 g

10,45 g

Solução (NaCl 10%)

0,25 g

8,5 g

8,25 g

Fonte: Própria

Experimento 02: O filtro de cigarro é composto pelo éster orgânico acetato de celulose o qual ao entrar em contato com a acetona houve uma decomposição oxidativa do acetato que o solubilizou totalmente.

Experimento 03:

     O isopor, um polímero que apresenta como monômeros o estireno, formado a partir de polimerização, resultando em uma estrutura chamada de poliestireno, que é um plástico onde em sua fabricação após a mistura de substancias químicas, ele se expande, e torna seu espaço externo cheio de ar. Quando tal composto entra em contato com 10ml de acetona da pratica realizada no laboratório, as ligações entre os estirenos são desestabilizadas, já que a acetona é um solvente, fazendo assim o isopor, que é composto quase em toda sua maioria de ar, diminuir seu volume, obtendo a visão de que o isopor “derreteu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (221.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com