TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho referente a matéria de química Lecionada na universidade do grande rio

Por:   •  22/6/2019  •  Monografia  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 15

Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy

 Marcela Beatriz Assumpção de Oliveira Pinto

6102453

INDUSTRIA QUÍMICA

Duque de Caxias – RJ

2019


Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy

 Marcela Beatriz Assumpção de Oliveira Pinto

INDUSTRIA QUÍMICA

Trabalho referente a matéria de química

Lecionada na universidade do grande rio

Professor: Angela Pereira

Duque de Caxias – RJ

2019

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2        O SURGIMENTO da industria química        4

3        A EVOLUÇÃO DA INSTRIA QUÍMICA        5

3.1    INDUSTRIA QUíMICA: 1850 – 1914        5

3.2    iNDUSTRIA QUíMICA: 1914 – 1918        5

3.3    industria química: 1918 – 1938        7

3.4    industria química: 1938 – 1955        7

3.5    industria química: pós 1955        8

4        importancia da industria quimica no mundo atual        9

5        Industria química no desenvolvimento do brasil        10

6        evolução da gestão ambiental na industria química        11

7        o Papel de um gestor ambiental na industria química        13

8        Conclusão        14

9        Bibliografia        15


  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, a indústria química mundial vem passando por diversas transformações, motivadas principalmente pela globalização, concentração a especialização e a descentralização geográfica

Se olharmos em volta, vai que que, todos os dias usamos matérias que são fabricados pela indústria química. Desde o tipo de alimento que comemos, passando pelos remédios que tomamos, os meios de transporte que são utilizados, os diversos meios de comunicação, ou seja, todo nosso dia-a-dia é rodeado de produtos de fabricados pela indústria química, pois a indústria química que produz as substancias com que todas essas coisas são fabricadas.

A indústria química transforma substancia que se encontram na natureza, mas que não porem ser usadas diretamente, em substancias com as características que se quer. Essas substâncias, que servem para fabricar os matérias que são usados, são fabricadas a partir de combinações de elementos da tabela periódica.

Para ser fabricado as substancias de interesse, é necessário ser feito várias reações químicas. Substancias como, ácido sulfúrico, hidróxido de sódio, ácido clorídrico, entre outras substâncias, são usadas para fazer as reações, e os mesmo, não aparecem no produto final, entretendo sem eles é impossível produzir as substancias de interesse.

  1. O SURGIMENTO da industria química

Foi a partir da necessidade de atividades básicas ligadas à preservação e melhoria da vida, que a indústria química surgiu.

A indústria química engloba a produção de várias substancias químicas, como: petroquímicos, agroquímicos, produtos farmacêuticos, tintas, polímeros dentre outros. Para um produto ser caracterizado como um produto oriundo da indústria química, o mesmo deve passar por processos químicos, ou seja, reações químicas que formam substâncias com características físico-químicas.  

As indústrias de alimentos, em geral, não são cauterizadas no termo de indústria química.

A química é uma ciência extremamente experimental, demorou muito tempo para obter recursos que permite realizar as previsões de resultados e as condições necessárias para que as reações químicas ocorressem.

A indústria química, praticamente só começou a existir a partir do século XIX, durante a revolução industrial.

O grande sucesso da indústria química tem como base alguns pontos, como: a descoberta de novos produtos e de materiais em sua mudança para escala industrial

[pic 1]

Figura 1 Industria química

  1. A EVOLUÇÃO DA INSTRIA QUÍMICA

3.1    INDUSTRIA QUíMICA: 1850 – 1914

O berço da revolução industrial no século XIX era a Inglaterra, que era o país mais industrializado do mundo até então. Possuía diversos tipos de industriais, como: indústria têxtil, de vidros, siderúrgicas e de sabões. Para produzir esses produtos, havia uma grande necessidade de altas quantidades de ácidos e bases que foram supridas por várias industrias na Inglaterra.

A Inglaterra chegou a produzir mais de 590 mil toneladas de ácido sulfúrico por ano e 304 mil toneladas de soda cáustica, valores superiores a Alemanha que, os valores, giravam em torno de 43 mil toneladas ao ano, mostrando o quando poderosa a Inglaterra era nesse tempo em relação a sua produção química.

Entre os anos de 1870 e 1880, a Alemanha conseguiu atingir seu auge da indústria química, sendo essas vantagens possíveis graças aos seus privilégios competitivos, que durou ate o inicio da segunda guerra mundial. Outra vantagem é que as indústrias químicas alemãs foram fundadas por químicas, como é o caso da empresa BASF.

O sistema educacional foi de suma importância nesse período, sendo uma vantagem enorme para Alemanha, em contrapartida que a Inglaterra havia poucas escolas boas de ensino fundamental e médio, sendo assim, menor número de alunos no ensino superior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (356.3 Kb)   docx (712.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com