TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Reatividade dos Metais - Cobre

Por:   •  2/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.977 Palavras (12 Páginas)  •  839 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO 02

Reatividade dos Metais

 

Marília Pires Santana

Mayara Cotias Silva

Michel Gagliano Cezimbra Moreira

Agosto – 2017

Salvador – Bahia

  1. APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Marília Pires Santana, Mayara Cotias Silva e Michel Gagliano Cezimbra Moreira, alunos do curso técnico integrado de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, no âmbito da parte experimental da disciplina Química II prática, durante a 1ª unidade de 2017.

Serão descritos a introdução teórica, os objetivos, a parte experimental, os resultados, a discussão, e as conclusões referentes ao experimento intitulado “Reatividade dos Metais”.

Salvador, 08 de agosto de 2017.

_______________________________

                                                Marília Pires Santana

_______________________________

                                              Mayara Cotias Silva

_______________________________

                                        Michel Gagliano Cezimbra Moreira

  1. INTRODUÇÃO TEÓRICA

Na natureza encontram-se diversas espécies químicas que quando comparadas apresentam características e propriedades distintas uma das outras. Uma dessas propriedades é a reatividade química de cada elemento, sendo ela a capacidade que determinado elemento possui de reagir; estando relacionada com o caráter metálico ou não-metálico do mesmo. (FELTRE, 1996)

Em uma reação além de levar em conta a reatividade do elemento deve-se compreender que para ocorrência de qualquer reação faz-se necessário que haja afinidade química entre os reagentes, ou seja, eles devem interagir de modo a possibilitar a formação de novas substâncias. (FELTRE, 1996)

Os metais são substâncias simples que, em geral, são encontrados no estado sólido à temperatura ambiente, apresentam brilho característico e são bons condutores de eletricidade e calor. (ATKINS, 2008)

A reatividade química dos metais associa-se com a eletropositividade dos mesmos. Isso está relacionado ao tamanho do átomo, visto que, quanto maior o átomo menos seus elétrons estarão atraídos pelo núcleo, aumentando sua capacidade de perdê-los e tornando-o mais eletropositivo. Os metais apresentam esta tendência a perder elétrons, e quanto maior ela for mais eletropositivo e maior será o caráter metálico do elemento. (J.D LEE, 2003)

Elementos com eletropositividade elevada formam os compostos iônicos, isso porque, tais elementos no geral reagem facilmente com água e ácidos.

Ademais, a reatividade dos metais está associada também à sua energia de ionização, sendo ela a energia mínima necessária para retirada de um elétron do átomo no seu estado fundamental.

Os metais têm sempre tendência para perder elétrons, pois, são muito eletropositivos e tendem à formação de cátions para adquirirem maior estabilidade, consequentemente, se oxidam e agem como redutores. As reações entre eles e ametais são chamadas de reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, onde uma espécie está oxidando e outra reduzindo. Para que exista uma reação de oxirredução, no sistema deve sempre haver uma espécie que ceda elétrons e outra espécie que os aceite. (RUSSEL, 1994) (BROWN, 2005)

Após estudos e comparações entre vários metais, determinou-se dentre eles quais são os que possuem maior e menor tendência para ceder elétrons. Surgiu então a fila de tensões eletrolíticas ou fila da reatividade representada abaixo. (FELTRE, 1996)

[pic 2]

[pic 3]

SENTIDO DE MAIOR REATIVIDADE E MENOR NOBREZA

Figura 1. Fila de Reatividade

A fila de reatividade irá determinar a capacidade que um composto possui de deslocar outro em uma reação. Um metal mais reativo vai deslocar outro na condição deste ser menos reativo, ou seja, caso o segundo composto esteja mais a direita na fila. (FELTRE, 1996)

Neste sentido, deslocar um metal significa que o metal mais reativo vai ceder elétron(s) ao menos reativo, isso porque quanto mais eletropositivo (maior reatividade) maior a facilidade de ceder estes elétrons ao menos eletropositivo (menor reatividade). (FELTRE, 1996)

A partir desta fila torna-se possível a previsão de algumas reações. Um metal com maior potencial de oxidação será um melhor agente redutor em relação aos demais.

Algumas dessas reações são entre metais com ácidos e metais com sais. Onde genericamente podem ser expressas nas seguintes equações:

Equação 1:

Metal (s) + Ácido (aq) → Sal (aq) + H2 (g)

Pode-se verificar também a ocorrência de reação entre um metal e um ácido oxidante, neste caso, o gás a ser liberado irá depender da natureza do ácido. Além disso, fatores como a concentração do ácido irá determinar a espontaneidade da reação. Em alguns casos, faz-se necessário o aquecimento do sistema para que a reação ocorra.

Equação 2:

Metal 1 (s) + Sal 1 (aq) → Metal 2 (s) + Sal 2 (aq)

Neste caso o Metal 1 precisa ser mais reativo que o metal que origina o cátion do sal. Visto que o metal mais reativo irá deslocar o menos reativo.

  1. OBJETIVOS
  • Verificar se há distinções entre reações de metais com ácidos concentrados e diluídos;
  • Avaliar o comportamento dos metais frente a algumas soluções salinas;
  • Construir e compreender parte da série de reatividade dos metais.
  1. PARTE EXPERIMENTAL
  1. MATERIAIS
  1. VIDRARIAS

        Tabela 1. Tabela de Vidrarias referente ao Experimento 02.

Vidraria

Capacidade(mL)

Quantidade

Tubo de ensaio

10

Béquer

250

10

Bastão de vidro

10

  1. REAGENTES

Tabela 2. Tabela de Reagentes referente ao Experimento 02.

Reagente

Concentração

Quantidade

HNO3

P.A.

2 mL

HNO3

3 mol. L-1

2 mL

H2SO4

P.A.

2 mL

H2SO4

3 mol. L-1

2 mL

HCl

P.A.

2 mL

HCl

3 mol. L-1

2 mL

Mg(NO3)2

1 mol. L-1

2 mL

Al(NO3)3

1 mol. L-1

2 mL

Zn(NO3)2

1 mol. L-1

2 mL

Fe(NO3)3

1 mol. L-1

2 mL

Cobre metálico

10 pedaços

  1. MATERIAIS DIVERSOS

Tabela 3. Tabela de Materiais diversos referentes ao Experimento 02

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (240.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com