TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sobre Determinação do Amido nos Alimentos

Por:   •  20/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  3.891 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Sergipe

Bromatologia

Prática: Determinação do amido nos alimentos

Ana Catarina Militão Santos

Aracaju

2016

1. Introdução:

O amido é um polissacarídeo pouco solúvel e de elevado peso molecular, cuja fórmula é (C6H10O5)n, sendo considerada uma macromolécula, polímero natural. É sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Sua função, portanto, é análoga ao do glicogênio nos animais. Forma-se nos cloroplastos das plantas como amido de assimilação, nos leucoplastos como amido de reserva e sob a forma de pequenos grânulos redondos ou ovais em raízes, tubérculos, sementes e frutos. É o hidrato de carbono de reserva mais importante nas plantas, e o principal produto da sua hidrólise, a maltose, constitui uma fonte de carbono para muitos seres vivos. Especialmente no Brasil e em algumas outras poucas regiões do mundo o amido difere da fécula. De acordo com a Legislação Brasileira o amido é a porção extraída da parte aérea das plantas e a fécula é a fração amilácea retirada de tubérculos, rizomas e raízes. Está presente em muitos dos alimentos que consumimos. Após a sua metabolização, o amido dará origem, entre outras substâncias, à glicose. Esse é um dos principais motivos pelos quais os diabéticos têm uma dieta controlada, contendo pequenas quantidades de amido. O amido é encontrado na forma de grãos nas sementes, caules e raízes de várias plantas como trigo, mandioca, arroz, milho, feijão, batata, entre outras. Na digestão o amido é decomposto por reações de hidrólise em carboidratos menores. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e suco pancreático. O grão de amido é constituído por uma mistura de dois polissacarídeos, a amilose e a amilopectina, polímeros de glicose formados através de síntese por desidratação (a cada ligação de duas glicoses, no caso, há a "liberação" uma molécula de água). A amilose, solúvel em água, encontra-se no interior dos grãos de amido e a amilopectina, insolúvel em água, situa-se no invólucro. Aquecendo com água a 90ºC a amilopectina aumenta de volume e forma a cola de amido, enquanto a amilose se dissolve coloidalmente, podendo ser, por ação de um ácido diluído, decomposta em glicose. As principais aplicações do amido são na alimentação, como fonte de glicose; como amido de lavagem; para o espessamento de pastas de estampagem. É usado no tratamento da varicela e na preparação de gomas utilizadas em lavanderias. Também é utilizado na fabricação de diversos produtos, tais como glucose, dextrina, papel, tecidos, xaropes, adoçantes, heptamido, colas, grudes e álcool etílico.

2. Objetivo:

É utilizada a solução de iodo para determinação de amido em diferentes tipos de alimentos.

3. Procedimento/Metodologia:

Materiais:

• Placas de petri;

• Conta-gotas de plástico;

• Tintura de iodo;

• Sal;

• Leite;

• Pão;

• Aveia;

• Farinha de mandioca;

• Farinha de amido;

• Coloral;

• Batata;

- Em cada placa de petri colocou-se uma pequena quantidade de cada alimento;

- Com o conta-gotas coletou-se uma pequena quantidade de tinta de iodo e pingou-se 10 gotas da mesma em cada uma das amostras;

- Observou-se a coloração de cada alimento e anotou-se em quais houve mudança;

4. Resultados e Discussão:

Amostras

Coloração inicial após o reagente

Coloração final (após o reagente)

Indica presença de amido

Leite

Branca

Branca

Não houve

Sal

Branca

Roxa

Não houve

Pão

Azul/Roxo

Preta

Houve

Aveia

Azul/Roxo

Preta

Houve

Farinha de mandioca

Azul/Roxo

Preta

Houve

Farinha de amido

Roxo

Preta

Houve

Coloral

Azul/Roxo

Preta

Houve

Batata

Azul/Roxo

Preta

Houve

Nas amostras em que o amido era presente a coloração da solução de iodo no alimento variou do azul ao preto, pois o I2 reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores. A tintura de iodo, ela é uma solução alcoólica de I2. Percebeu-se que o sal possui um controle negativo sobre a tintura, por isso não houve reação, já o amido, controle positivo, assim observou-se mudança de coloração, houve reação. Foi nítido que quanto maior a quantidade de amido presente no alimento uma maior reação haverá do mesmo, pois o iodo entra na cadeia e reage com a glicose. É importante frisar que os alimentos de origem animal não contêm amido, pois o amido é sintetizado pelos vegetais para ser utilizado como reserva energética. Sua função, portanto, é análoga ao do glicogênio nos animais, assim não observou-se a menor mudança sequer na coloração do leite, constatando que não houve nenhuma reação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (277.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com