TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório compare a precisão de diferentes pratos

Relatório de pesquisa: Relatório compare a precisão de diferentes pratos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.471 Palavras (10 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

Este experimento traz como abordagem o assunto de calibração e análise da precisão dos aparelhos volumétricos, usados para dar escoamento a variados volumes de líquidos ou a uma quantidade determinada de volume.

Nos experimentos laboratoriais é preciso saber com exatidão os instrumentos corretos a serem utilizados e saber manuseá-los da melhor maneira possível, já que tais experimentos requerem precisão exata do volume requerido.

Os aparelhos utilizados neste experimento foram as pipetas graduadas e volumétricas, buretas, provetas, béquer, erlenmeyer e balões volumétricos.

Alguns dos erros mais comuns, tratando-se de dosagem de líquidos em laboratório se devem a ação de dilatação ou contração, provocadas por variações de temperatura, imperfeições ocorridas durante a calibração dos aparelhos volumétricos e erros de paralaxe.

O experimento feito mostra através de cálculos, que devido ao fato de existir diferenças, ainda que mínimas entre os instrumentos, mesmo sendo de mesmo fabricante, tamanho, modelo e dosagem, a calibragem é nesessária para se obter resultados mais precisos, chegando o mais perto possível do volume real.

OBJETIVO

Comparar a exatidão de vidrarias diferentes e relatando a variação de medidas de cada vidraria, realizada com a mesma substância experimental, podendo assim concluir qual das vidrarias foi mais precisa.

MATERIAL

• 1 Proveta de 100 ml – usada para medidas aproximadas de volumes de líquidos.

• 3 Beckers, sendo dois de 50 ml e um de 100 ml – usado para aquecimentos de líquidos, reações de precipitação etc.

• 3 Balões volumétricos de 100 ml, de mesmo fabricante – usado para preparar e diluir soluções.

• 1 Erlenmeyer de 100 ml – usado para titulações e aquecimento de líquidos.

• 1 Pipeta volumétrica de 10 ml – usada para medir volumes fixos de líquidos.

• 1 Pipetador – usado para aspirar líquidos pela pipeta.

• 1 Balança semi-analítica – usada para medidas de massa das substâncias.

• 1 Termômetro – usado para medidas de temperaturas;

• 1 Bureta de 25 ml – usada para medidas precisas de líquidos e análises volumétricas.

• Água deionizada.

• 1 Pipeta de Pasteur – usada para transvasar líquidos.

MÉTODOS

Na parte experimental, foi comparado a precisão entre proveta, béquer e Erlenmeyer. Primeiramente, foi verificado se os equipamentos estavam limpos e secos. As vidrarias foram pesadas vazias e posteriormente foram colocados 50 ml de água deionizada, utilizando o menisco como fonte de avaliação das medidas e novamente as vidrarias foram pesadas e houve nota do seu peso seco e peso úmido. Foi determinada a temperatura ambiente colocando o termômetro em um dos recipientes com água deionizada, e com este procedimento foi verificada a densidade de acordo com a temperatura observada. A massa de água colocada nos recipientes foi dada pela diferença entre o peso seco e o peso úmido. De acordo com a fórmula da densidade, foram utilizados os resultados da densidade absoluta da água e da massa da água deionizada determinada, para calcular o volume real. O volume real foi comparado com o do equipamento.

Em seguida, foi comparado a precisão entre a bureta e a pipeta volumétrica de 10 ml. Primeiramente foi notado o peso de um béquer vazio de 50 ml. Posteriormente foi escoada pela bureta de 10 ml água deionizada para o béquer. O béquer foi pesado novamente com a água e analogamente ao procedimento do experimento anterior foi calculado o volume real. Posteriormente, foi notado o peso de outro béquer vazio de 50 ml e em seguida foi escoado pela pipeta volumétrica, 10 ml de água para o béquer. Foi pesado o béquer com a água e analogamente ao procedimento do experimento anterior foi calculado o volume real.

Dando sequência aos experimentos, foi comparada a calibração de três balões volumétricos de 100 ml, os quais foram identificados com as letras A, B e C. Os balões volumétricos foram pesados e cada massa foi devidamente anotada. Posteriormente, foram pesados com a água deionizada, e novamente foram pesados e cada massa foi anotada. De acordo com a temperatura, foi achada a densidade absoluta da água e assim, foi determinada a massa de água contida em cada balão.

Concluído o experimento, o grupo respondeu a um questionário, onde ficou determinado que os equipamentos volumétricos não são muito precisos. E finalizando, foi calculado o erro relativo para cada balão.

RESULTADOS

A experiência consistiu em verificar o peso seco e o peso úmido de cada vidraria com a finalidade de determinar o erro experimental durante uma medida e quais equipamentos seriam os mais precisos.

Comparação entre proveta, béquer, erlenmeyer.

A experiência consistiu em medir o peso dos recipientes vazios (peso seco) e depois medir seu peso com 50 ml de água deionizada (peso úmido). Com a ajuda de um termômetro, foi possível verficar a temperatura da água, que era de 27ºC.

- Peso dos recipientes vazios:

Proveta = 114,253 g

Erlenmeyer = 49,994 g

Béquer = 65,674 g

O gráfico um mostra o peso em gramas dos recipientes vazios:

- Peso dos recipientes com 50 ml de água deionizada:

Proveta = 161,935 g

Erlenmeyer = 110,9g

Béquer = 95,625 g

O gráfico dois mostra o peso em gramas entre os recipientes com 50 ml de água:

Calculando o valor da massa da água em cada um dos recipientes:

Para encontrar o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com