TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de determinação de fósforo total

Por:   •  31/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Relatório de Determinção Espectrofotometrica de Fosforo total

Química Analítica Ambiental

Professoras: Simone Vendramel e Neusa Arruda

Alunos (as): Gabriel Nogueira, Leonardo Silveira e Paula Paiva

Turma: MAM271        

Sumário

1. Introdução............................................................................................03 a 04

2. Objetivos.......................................................................................................04

3. Materiais e Reagentes.........................................................................04 a 05

4. Método..................................................................................................05 a 07

5. Resultados e discussão..................................................................... 07 a 09

6. Conclusão.................................................................................................... 10

7. Bibliografia..................................................................................................10

1- Introdução

Em razão do fósforo (P) ser um elemento de ciclo sedimentar, seu principal reservatório é a litosfera.

         Por meio de processos erosivos gradativos, é liberado na forma de fosfatos e grande parte deste material é carregado para oceanos, entretanto só uma pequena parte é aproveitada por seres marinhos e a maioria restante fica praticamente indisponível em sedimentos profundos.

Nos sistemas aquáticos, o fósforo aparece devido às descargas de esgotos sanitários. A matéria orgânica fecal e os detergentes em pó empregados em larga escala domesticamente constituem a principal fonte. Alguns efluentes industriais, como os de indústrias de fertilizantes, pesticidas, químicas em geral, conservas alimentícias, abatedouros, frigoríficos e laticínios, apresentam fósforo em quantidades excessivas.

 Apresenta-se na água de variadas formas, tais como: ortofosfatos (PO43-,HPO42-,H2PO4-), a principal forma de fósforo encontrada nas águas, polifosfatos e fósforo orgânico.

         O fósforo constitui-se em um dos principais nutrientes para os processos biológicos, ou seja, é um dos chamados macronutrientes, por ser exigido também em grandes quantidades pelas células. Logo, é um parâmetro imprescindível em programas de caracterização de efluentes industriais que se pretende tratar por processo biológico.

         Quando descarregado em excesso nas águas ambientais, favorece o crescimento descontrolado de organismos fitoplanctônicos e algas, levando a eutrofização do meio. Com o crescimento exagerado de populações de algas, a luz solar fica impedida de penetrar no corpo d’agua, diminuindo o processo de fotossíntese e, consequentemente a concentração de O2, elemento essencial para a manutenção de outras espécies neste ambiente. Causa poluição por morte e decomposição, além de gerar problemas para o uso que se possa fazer da água, prejudicando seriamente o abastecimento público, por exemplo.

Em processos aeróbios, como informado anteriormente, exige-se uma relação DBO5:N:P mínima de 100:5:1, enquanto que em processos anaeróbios tem-se exigido a relação DQO:N:P mínima de 350:7:1. Os esgotos sanitários no Brasil apresentam, tipicamente, concentração de fósforo total na faixa de 6 a 10 mgP/L, não exercendo efeito limitante sobre os tratamentos biológicos.

A análise de fósforo total consiste, basicamente, na hidrólise ácida preliminar da amostra, dentre outros métodos de digestão química, para promover a conversão das espécies fosforadas a ortofosfatos, os quais podem ser determinados por espectrofotometria UV-Vis ou por cromatografia de íons (APHA, 1999; THOMAS e BURGESS, 2007).

Na espectrofotometria, um agente complexante, geralmente o molibdato, é adicionado na amostra para formação do cromóforo. A cromatografia de íons pode ser usada para aferição de ortofosfato de amostras que não passam por digestão.

A resolução CONAMA 357/05, não determina valor máximo para o parâmetro de fósforo total da água do Rio Maracanã, uma vez que esta se enquadra como água doce classe 4. Contudo, a análise deste parâmetro em qualquer compartimento ambiental aquático é muito importante devido aos problemas supracitados.

 

2- Objetivo

Estabelecer a quantidade de fósforo total na amostra coletada no rio Maracanã utilizando método espectrofotométrico, classificando assim qualitativamente o corpo hídrico.

3.1 Materiais

  • Balão volumétrico 50,00 mL (5)
  • Tubos de DQO (11)
  • Estante para tubos (1)
  • Agitador do tipo vórtex (1)
  • Bécher 50 mL e 250 mL
  • Pipeta graduada 5 mL (1)
  • Pró-pipete (2)
  • Espectrofotômetro UV-VIS Hach DR5000 (1)
  • Bomba a vácuo (1)
  • Kitassato (1)
  •  Phmetro
  • Conta gotas (1)

         

3.2. Reagentes

  • Solução estoque de fosfato (500 mg/L)
  • Reagente colorimétrico vanadato-molibidato
  • Amostra de água do Rio Maracanã

       

4- Métodos

Preparo da amostras

A partir da solução padrão (estoque) de fosfato (500 mg L-1), preparou-se, por diluição, soluções com concentração de 2,0; 5,0; 8,0; 10 e 12 mg L-1.           Inicialmente preparou-se padroes de fosfato a partir de uma solução fosfato de 500 mg.L-1. Utilizou-se balões volumétricos de 50,00 mL e uma pipeta graduada de 5 mL para o preparo das diluições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (206.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com