TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório mudança de cor com mudança ácida ou básica na solução

Relatório de pesquisa: Relatório mudança de cor com mudança ácida ou básica na solução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS- UFAL

INSTITUTO DE QUÍMICA E BIOTECNOLOGIA- IQB

DISCIPLINA DE QUÍMICA DE LABORATÓRIO 1

ENGENHARIA QUÍMICA

LUCIANE CAVALCANTE SANTOS

PRÁTICA: IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES A PARTIR DE MUDANÇAS DE PH

Maceió

2013

1. Objetivo

Estudar a mudança de coloração com a alteração do caráter ácido ou básico da solução.

2. Introdução

Várias etapas de diferentes processo químicos, dependem diretamente do controle do potencial hidrogeniônico do meio em que vai ocorrer a reação. Este controle é feito de maneira simples em laboratório utilizando indicadores ácido-base que são substâncias químicas que fornecem indicação, geralmente visual, da mudança dessa concentração, como a coloração da solução.

A primeira teoria sobre os indicadores, conhecida como teoria iônica dos indicadores, é creditada a W. Ostwald (1894), tendo como base a o equilíbrio iônico. De acordo com ela, os indicadores são bases (InOH) ou ácidos (HIn) fracos cuja cor das moléculas não-dissociadas difere da cor dos respectivos íons. Os Indicadores Ácidos possuem hidrogênios ionizáveis na sua estrutura e quando o meio está ácido ,em pH menor que sete, a molécula de indicador é "forçada" a manter seus hidrogênios devido ao efeito do íon comum, nesta situação a molécula está neutra, não sofre nenhuma mudança estrutural quando o meio está básico, pH está acima de sete, os hidrogênios do indicador são fortemente atraídos pelos grupos OH- hidroxilas para formarem água, e neste processo são liberados os ânions do indicador , os quais possuem coloração diferente da coloração da molécula. Já os indicadores básicos possuem o grupo ionizável OH-, portanto, em meio alcalino as moléculas do indicador não se ionizam, e em meio ácido os grupos hidroxila são retirados das moléculas do indicador para a formação de água, neste processo são liberados os cátions de coloração diferente da coloração da molécula. No entanto, a teoria iônica dos indicadores não oferece explicações sobre o mecanismo pelo qual as cores são produzidas ou deixam de existir.

Geralmente, os indicadores em laboratório são artifíciasis, tais como a fenolftaleína, vermelho de metila, azul de bromotilmol dentre outros, mas na natureza existem muitas substâncias que podem ser extraídas de éspecieis vegetais. Quando essas substâncias são naturais por exemplo essa mudança está diretamente ligada á presença dos compostos fitoquímicos, que sofrem interações físico-químicas com o teor de íons de hidrogênio presentes na solução. Temos como exemplo o extrato de repolho roxo onde a coloração avermelhada nas soluções ácidas e esverdeada em soluções básicas é ocasionada pela presença de compostos fitoquímicos como antocianinas, chalcononas ou auroras.

3. Procedimento

Materiais e equipamentos

 Chapa de aquecimento

 Funil

 Tubos de ensaio

 Vidro de relógio

 1 Erlenmyer

 Pinça

 Algodão

 Estante para tubo de ensaios

 Pincel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com