TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório sobre a padronização de NaOH com biphthalate de potássio

Relatório de pesquisa: Relatório sobre a padronização de NaOH com biphthalate de potássio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de padronização de NaOH junto ao Biftalato de potássio

Objetivo:

1. Preparar uma solução de NaOH 0,1mol/L

2. Padronizar NaOH com o Biftalato

Introdução:

Solução é uma dispersão particular homogênea de duas ou mais substâncias, ou seja, um estado em que as substâncias estão subdivididas de modo que suas partículas estejam em dimensões moleculares, atômicas ou iônicas, dependendo da natureza das substâncias. O preparo de uma solução envolve o uso de uma substância no estado sólido, conhecida como padrão primário, que deve ser solúvel no mesmo solvente da solução problema e reagir com esta. Esse padrão primário é utilizado para a verificação da concentração molar da solução problema, ou seja, da que está sendo preparada. A esse processo de verificação da concentração real dá-se o nome de padronização.

Procedimento experimental:

Inicialmente foram feitos os cálculos para se saber a massa do hidróxido de sódio necessária para o preparo de 500 mL da solução problema. Em seguida, preparou-se a solução, efetuando a transferência da massa calculada e pesada em uma balança analítica, dentro de um erlenmeyer, para o balão volumétrico, parcialmente, preenchido por água. Após a transferência do hidróxido, foi adicionado o restante de água, de modo a completar o volume do balão. Depois, foi feita a equação da reação ocorrente entre a solução problema e a padrão, Feito isso, foi pesada a massa calculada do padrão na balança analítica e efetuada a preparação de biftalato de potássio, adicionada gotas de fenolftaleína,titulando coma solução NaOH 0,1m,até mudar a sua coloração.Então, após isso, foi calculada a média do volume da solução gasto na análise e, a partir desta, o fator de correção para determinação da concentração real.

Reações envolvidas:

Hidróxido de sódio,Biftalato de potássio e água.

NaOH + C8H5KO4→ NaOHC8H4KO4 + H2O

Resultados e discussões:

M= m

MM.V

Calculo de massa de biftalato de potassio:

Nº de mols de biftalato para reagir com 10ml de NaOH

1l NaOH 0,1mol NaOH

0,01l NaOH x x=0,001mol NaOh

1mol Biftalato 1mol NaOH

y 0,001mol NaOH y=0,001mol biftalato

1mol biftalato 204,2g

0,001mol

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com