TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resultados e Discussão Quimica Organica

Por:   •  30/3/2016  •  Resenha  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e discussão

No primeiro experimento utilizamos a possibilidade de fundição dos compostos Nacl e C12H22O11  (açúcar), observamos que houve diferentes pontos de ebulição dos compostos.

No primeiro  aquecemos o Nacl, onde notamos que não conseguimos atingir a mais de 800 graus (porque esse é o seu ponto de fusão), o qual o composto se manteve na sua estrutura e não apresentou odor , se manteve normal; já com o açúcar houve mudança de cor, o mesmo se fundiu á 185ºC, o composto mudou sua cor, seu odor e seu estado mudou para líquido.

O sal (NaCl) é um composto inorgânico iônico. Já o açúcar (C12H22O11) é um composto orgânico, a sacarose. Em geral, os pontos de fusão (derretimento) e ebulição (fervura) de compostos orgânicos são menores do que de inorgânicos. Isso acontece porque as forças intermoleculares existentes, nesse caso no açúcar, são mais fracas que no sal.

Quanto mais forte é a força intermolecular que unem as moléculas de determinada substância, mais energia é preciso para romper essas ligações e elas mudem de estado físico. E ligações iônicas e metálicas (geralmente encontrados em compostos inorgânicos) são mais intensas, tanto que seus compostos são quase sempre sólidos a temperatura ambiente, e precisam de altas temperaturas para derreter. Já as ligações covalentes e moleculares (comumente em substâncias orgânicas), não tem uma atração tão grande e se fundem e fervem facilmente. Então à temperatura de 185oC ocorre o derretimento do açúcar, e o sal em torno de 801oC. Todo sólido derreterá se a temperatura for bastante alta e outras condições forem ideais. Até mesmo o diamante, o mais duro material de ocorrência natural que se conhece.

Em geral, os pontos de fusão (derretimento) e ebulição (fervura) de compostos orgânicos são menores do que de inorgânicos. O açúcar tem ponto de fusão em temperatura muito mais baixa que o sal .

No segundo experimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com